AULAS DE BRINCADEIRAS E JOGOS DESENVOLVIDAS NA 2ª SEMANA DE AGOSTO
ESCOLA MUNICIPAL ANA AMBROSINA DO CARMO
PROFESSORA VALÉRIA - 2º ANO
Veja
mais um jogo que envolve a formação de palavras através das sílabas. Trata-se
do Silabol, um jogo onde as crianças se divertem ao lançar as bolas dentro de
uma caixa com diversas sílabas e em seguida tentam formar palavras com as
sílabas sorteadas.
Material do jogo:
- Uma
caixa quadrada de 45cm de lado
- Três
bolas de ping-pong
- Cem
peças quadradas de EVA de 4,5cm de lado
- 50
cédulas pequenas (quinze de R$ 1,00 - quinze de R$ 2,00 - dez de R$ 5,00
- quatro de R$ 10,00 - duas de R$ 20,00 - duas de R$ 50,00 - duas de R$ 100,00)
Regras do Jogo:
O
jogador que começa a partida lança as três bolas dentro da caixa. As sílabas
sorteadas serão retiradas da caixa e o jogador tentará formar o nome de uma
fruta. Durante a formação da palavra o jogador poderá retirar sem sorteio mais
uma sílaba da caixa para completar a palavra. Caso o jogador consiga formar uma
ou mais palavras, ele receberá R$ 2,00 por cada sílada da palavra formada. Após
algum tempo o jogador terá que trocar o seu dinheiro para pegar notas maiores,
trabalhando dessa forma a Língua Portuguesa e a matemática em uma única
atividade. Ganha a brincadeira o jogador que ao final tiver maior valor em
dinheiro.
Variação
Ao invés de frutas pode
colocar como regra a formação de nomes de animais, pessoas, objetos, material
escolar, etc.
Assista ao vídeo
DADOS DA TURMA
Finalidade: produção escrita de letras, nomes palavras e textos.
Números de participantes: 4 alunos
Regras:
- O grupo joga o dado e forma no quadro de pregas com o alfabeto móvel o nome do colega e registra no papel ofício.
- O grupo joga o dado e forma no quadro de pregas com o alfabeto móvel o nome do colega e registra no papel ofício.
- Retira da caixinha de tarefas uma tarefa para realizar a partir do nome
montado no alfabeto móvel.
- Registro da tarefa no papel ofício.
- Registro da tarefa no papel ofício.
- Jogar o dado novamente e proceder da mesma forma.
Tarefas para a caixinha de tarefas:
- Desenhar e escrever outras coisas que também iniciam com o mesmo som do nome formado.
- Pesquisar em revistas e jornais, recortar e colar as letras que formam esse nome.
- Escreva o nome, a quantidade de letras que precisam para escrevê-la e o número de vezes que abrimos a boca para falá-la.
- Pesquisar em revistas e jornais, recortar e colar as letras que formam esse nome.
- Escreva o nome, a quantidade de letras que precisam para escrevê-la e o número de vezes que abrimos a boca para falá-la.
- Construir do seu jeito uma frase ou história, utilizando o nome formado.
PROFESSORA NILMA - 1º ANO
JOGO DAS SÍLABAS
A PROFESSORA COM MUITA CRIATIVIDADE E CAPRICHO CONFECCIONOU OS DOIS CARTAZES COM FIGURAS E COLOCOU FITA AUTO COLANTE DE ACORDO COM O NÚMERO DE SÍLABAS DAS PALAVRAS.
DIVIDIU A TURMA EM DOIS GRUPOS.
CADA INTEGRANTE DO GRUPO VAI ATÉ A MESA ONDE SE ENCONTRAM AS SÍLABAS E ESCOLHE UMA PARA FIXAR NO LOCAL CORRETO.
GANHA O GRUPO QUE FORMAR O MAIOR NÚMERO DE PALAVRAS CORRETAS.
PROFESSORA MARILÉIA - 2º ANO
JOGO - DEDO NO GATILHO DAS SÍLABAS
A PROFESSORA CONFECCIONOU O QUADRO TABELADO COM ALGUMAS SÍLABAS;
DIVIDIU A TURMA EM EQUIPE A E B;
A PROFESSORA SORTEIA A PALAVRA E FALA PAUSADAMENTE DE FORMA QUE OS ALUNOS POSSAM OUVIR E OBSERVAR A SÍLABA INICIAL;
AO COMANDO DE "JÁ" OS ALUNOS CORREM ATÉ O QUADRO E O PRIMEIRO QUE COLOCAR O DEDO NA SÍLABA INICIAL DA PALAVRA GANHA PONTO PARA SUA EQUIPE.
PROFESSORA TERESINHA - 3º ANO
A PROFESSORA CONFECCIONOU PEÇAS DE DOMINÓ COM FIGURAS E PALAVRAS NO SINGULAR E PLURAL, DIVIDIU A CLASSE EM GRUPOS DE 4 ALUNOS E ENTREGOU UM JOGO PARA CADA GRUPO. DENTRO DO GRUPO OS ALUNOS DIVIDIRAM SUAS PEÇAS E COMEÇOU O JOGO AQUELE QUE TINHA A PALAVRA DITADA PELA PROFESSORA. O JOGO SEGUIU PELA DIREITA, E O JOGADOR ERA PULADO QUANDO NÃO TINHA A PEÇA. VENCE O JOGADOR QUE DESCE TODAS AS SUAS PEÇAS PRIMEIRO
PROFESSORA CHILAMAR - 1º ANO
QUEBRA CABEÇA DE PALAVRAS
A PROFESSORA CONFECCIONOU O MATERIAL, UM PARA CADA ALUNO, COM PALAVRAS DIFERENTES DENTRO DA SALA. ENTREGOU O ENVELOPE COM O QUEBRA CABEÇA E AVISOU QUE ESPERASSEM O SEU SINAL PARA ABRIR. AO SINAL AS CRIANÇAS ABRIRAM O ENVELOPE E PROCURARAM MONTAR RAPIDAMENTE O SEU QUEBRA CABEÇA. AS CRIANÇAS QUE IAM TERMINANDO SE DIRIGIAM AO QUADRO PARA ESCREVER A PALAVRA FORMADO. NA SEQUÊNCIA TROCARAM OS ENVELOPES PARA FORMAR NOVAS PALAVRAS.
PROFESSORA SIRLANE - 3º ANO
ESCOLA MUNICIPAL MARIA EUGÊNIA NAVES
PROFESSORA LOURENZA - 3º ANO
PROFESSORA RITA - 1º ANO
BRINCADEIRA COM A MÚSICA O SAPO NÃO LAVA O PÉ
APÓS CANTAREM A MÚSICA POR ALGUMAS VEZES A PROFESSORA ENTREGOU AOS ALUNOS FOLHAS COM AS PALAVRAS DA MÚSICA . PRIMEIRAMENTE RECORTARAM AS LETRAS E FORMARAM PALAVRAS E DEPOIS COM AS PALAVRAS FORMARAM OS VERSOS DA MÚSICA COLOCANDO-OS EM ORDEM EM UM CARTAZ.
PROFESSORA MARIA EUNICE - 1º ANO
DOMINÓ DE FIGURAS E PALAVRAS
A PROFESSORA IMPRIMIU E PLASTIFICOU AS PEÇAS DO DOMINÓ, COLOCANDO-AS EM SAQUINHOS OS QUAIS FORAM ENTREGUES AOS GRUPOS. O ALUNO QUE JOGA É AQUELE QUE TEM A PEÇA COM A PALAVRA CORRESPONDENTE A FIGURA OU VICE-VERSA , CASO CONTRÁRIO O ALUNO DEVE COMPRAR UMA CARTA. ASSIM SUCESSIVAMENTE ATÉ QUE ALGUÉM TERMINE SUAS PEÇAS SENDO O VENCEDOR DO JOGO.
PROFESSORA FLAMIRELE - 2º ANO
BATATA QUENTE FORMANDO PALAVRAS COM A SÍLABA INCIAL
COM UMA CAIXA REPLETA DE SÍLABAS OS ALUNOS BRINCAM DE BATATA QUENTE. O ALUNO QUE QUEIMA, RETIRA UMA SÍLABA DA CAIXA E DEVE IR AO QUADOR ESCREVER UMA PALAVRA COM AQUELA SÍLABA.
PROFESSORA FERNANDA - 2º ANO
BINGO DA LETRA INICIAL
A PROFESSORA INICIOU EXPLICANDO MUITO BEM AS REGRAS DO JOGO E DISTRIBUINDO AS CARTELAS AOS ALUNOS. QUANDO A PROFESSORA FALAVA A PALAVRA SORTEADA O ALUNO QUE TINHA A LETRA INICIAL DA PALAVRA MARCAVA NA SUA CARTELA. VENCEU O JOGO O ALUNO QUE PREENCHEU PRIMEIRO SUA CARTELA.
PROFESSORA SÕNIA - 3º ANO
BRINCANDO COM A PALAVRA BORBOLETA
PROFESSORA MARLI - 3º ANO
BATATA QUENTE - ADIVINHAS
A PROFESSORA FEZ UMA LISTA DE ADIVINHAS E DISTRIBUIU AOS ALUNOS, BRINCOU COM ELES EM SALA E PEDIU QUE LEVASSEM PARA CASA PARA TREINAR COM OS PAIS, POIS NO DIA SEGUINTE IRIAM BRINCAR DE BATATA QUENTE E AQUELE QUE ERRASSE A ADIVINHA IRIA PAGAR UM MICO.
NO DIA SEGUINTE SAÍRAM DA SALA E FORAM BRINCAR SENTADOS NA GRAMA. UM ALUNO COM A SACOLA DE ADIVINHAS NA MÃO CANTAVA A MÚSICA ENQUANTO A BATATA RODAVA. O ALUNO QUEIMADO DEVERIA ACERTAR A ADIVINHA SORTEADA PELO COLEGA, OU PAGAR O MICO ESCOLHIDO PELA TURMA.
PROFESSORA LOURENZA - 3º ANO
ESCOLA MUNICIPAL MANOEL FERREIRA DA CUNHA
PROFESSORA CRISTIANE - 3º ANO
PROFESSOR BIANCA - 2º ANO
Jogo: Morto Vivo (troca de letras).
Material: Tiras de papel pequenas contendo palavras.
Preparação: Dispor as crianças enfileiradas na horizontal. Cada criança recebe uma palavra referente a ortografia de F/V. Neste exemplo usaremos as palavras vaca e faca.
Como se joga: Cada criança lê a sua palavra, mas não conta para o colega. Professor, você deverá fazer a seguinte voz de comando: Quem tem a palavra que se encaixa na frase, ficará em pé (vivo).
“A... da fazenda da minha avó é bonita.”
As crianças mostram as palavras que têm. Quem ficou em pé com a palavra faca sai do jogo e quem abaixou com a palavravaca também.
O jogo segue com novas frases e palavras até que sobre um só jogador.
Observação: A cada nova frase sua voz de comando poderá ser mudada, passando a abaixar-se (morto) a pessoa que está com a palavra adequada. Quem errar sairá da brincadeira até que fique apenas o vencedor, depois a brincadeira poderá recomeçar novamente.
2º ANO DA PROFESSORA BERENICE
JOGO DA CAIXA CEEL DISTRIBUÍDAS AS ESCOLAS
PROFESSORA MIRIAM - 1º ANO
VENDINHA
FAZ-SE A EXPLORAÇÃO DOS RÓTULOS COM OS ALUNOS PARA TRABALHAREM A LÍNGUA PORTUGUESA, E CONVIDA OS ALUNOS A FAZEREM SUAS COMPRAS, OBSERVANDO O PREÇO DOS PRODUTOS, A QUANTIDADE DE DINHEIRO QUE POSSUEM E O TROCO A SER RECEBIDO TRABALHANDO TAMBÉM A MATEMÁTICA.
PROFESSORA DIVINA LÚCIA - 1ºANO
PROFESSORA REJAINE - 3º ANO
PROFESSORA MARIELLE - 3º ANO
PROFESSORA JANE - 2º ANO
Bingo dos sons iniciais (Cartela do aluno)
Meta do jogo:
Vence o jogo quem primeiro completar a sua cartela, marcando
todas as figuras.
Jogadores: 2 a 15 jogadores ou duplas
Componentes:
- 15 cartelas com seis figuras (cada cartela) e as palavras escritas
correspondentes às figuras.
- 30 fichas com palavras escritas.
- Um saco para guardar as fichas de palavras.
Regras:
- Cada jogador ou dupla de jogadores recebe uma cartela.
- A professora sorteia uma ficha do saco e lê a palavra em voz
alta.
- Os jogadores que tiverem, em sua cartela, uma figura cujo nome
comece com a sílaba da palavra chamada, deverão marcá-la.
- O jogo termina quando um jogador ou uma dupla marcar todas
as palavras de sua cartela.
JOGO DA CAIXA CEEL DISTRIBUÍDAS AS ESCOLAS
PROFESSORA MIRIAM - 1º ANO
VENDINHA
FAZ-SE A EXPLORAÇÃO DOS RÓTULOS COM OS ALUNOS PARA TRABALHAREM A LÍNGUA PORTUGUESA, E CONVIDA OS ALUNOS A FAZEREM SUAS COMPRAS, OBSERVANDO O PREÇO DOS PRODUTOS, A QUANTIDADE DE DINHEIRO QUE POSSUEM E O TROCO A SER RECEBIDO TRABALHANDO TAMBÉM A MATEMÁTICA.
PROFESSORA DIVINA LÚCIA - 1ºANO
BRINCADEIRA COM A MÚSICA O SAPO NÃO LAVA O PÉ
APÓS CANTAREM A MÚSICA POR ALGUMAS VEZES A PROFESSORA ENTREGOU AOS ALUNOS FOLHAS COM AS PALAVRAS DA MÚSICA . PRIMEIRAMENTE RECORTARAM AS LETRAS E FORMARAM PALAVRAS E DEPOIS COM AS PALAVRAS FORMARAM OS VERSOS DA MÚSICA COLOCANDO-OS EM ORDEM EM UM CARTAZ.
PROFESSORA REJAINE - 3º ANO
Troca Letras (Cartela do aluno)
Meta do jogo:
Ganha o jogo quem acertar a maior quantidade de palavras
formadas a partir da troca de letra.
Jogadores: 2, 3 ou 4 grupos
Componentes:
- Um quadro de pregas
- 20 fichas com figuras (10 pares de figuras cujas palavras são
semelhantes, com diferença apenas em relação a uma das letras)
- Fichas com as letras
Regras:
- São formados 2, 3 ou 4 grupos e decide-se qual grupo iniciará o
jogo.
- O desafiador (professor) coloca, no quadro de pregas, 5 fichas
de figuras e, ao lado, forma, com as fichas das letras, as palavras
correspondentes a essas figuras e deixa na mesa as demais fichas
de letras.
- Coloca, em cima de uma das fichas, outra ficha com uma figura
cuja palavra é muito semelhante à palavra representada pela
figura que primeiramente foi colocada (por exemplo, se, antes,
tinha a ficha da figura pato, coloca-se a ficha que tem a figura do
rato).
- Faz o desafio ao grupo que estiver na vez de jogar: “Que letra
devo trocar para que a palavra PATO vire RATO?”
- O grupo escolhe a letra e a coloca no lugar certo, em cima da
letra que considera que precisaria ser modificada para formar a
nova palavra.
- Se o grupo acertar, ganha cinco pontos e a professora
prossegue com a equipe seguinte.
- O jogo termina quando o desafiador (professor) fizer 8, 9 ou 10
substituições (desafios): 4 grupos, são feitos dois desafios; 3
grupos, são feitos três desafios; e 2 grupos, são feitos cinco
desafios.
OBS: A PROFESSORA FEZ UMA VARIAÇÃO DO JOGO DEIXANDO QUE UM INTEGRANTE DO GRUPO ESCOLHESSE A FIGURA E FORMASSE A PALAVRA, CHAMANDO OUTRO INTEGRANTE DO GRUPO PARA ESCOLHER OUTRA FIGURA CUJO NOME PUDESSE SER FORMADO MUDANDO APENAS UMA LETRA E QUE ENTÃO FIZESSE A OUTRO. ASSIM SUCESSIVAMENTE.
JOGO DA CAIXA DE JOGOS CEEL DISTRIBUÍDAS ÁS ESCOLAS
PROFESSORA MARIELLE - 3º ANO
ESCOLA MUNICIPAL TARCILA NEVES DA COSTA
PROFESSORA SILVANE - 3º ANO
TRILHA DAS RIMAS
ADAPTAÇÃO DO JOGO TROCA LETRA DA CAIXA DE JOGOS CEEL
A PROFESSORA UTILIZOU O QUADRO DE PREGAS PARA COLOCAR NA PARTE DE CIMA OITO CARTAS COM FIGURAS E DISPONIBILIZOU AS LETRAS PARA QUE OS ALUNOS FORMASSEM O NOME DA FIGURA.
ADAPTAÇÃO DO JOGO TROCA LETRA DA CAIXA DE JOGOS CEEL
A PROFESSORA UTILIZOU O QUADRO DE PREGAS PARA COLOCAR NA PARTE DE CIMA OITO CARTAS COM FIGURAS E DISPONIBILIZOU AS LETRAS PARA QUE OS ALUNOS FORMASSEM O NOME DA FIGURA.
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