SEQUÊNCIA DIDÁTICA CRIADA E DESENVOLVIDA PELA PROFESSORA SÔNIA - 3º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL MARIA EUGÊNIA NAVES
DATA: 02 A 11 DE SETEMBRO DE
2013
TURMA: 3º ANO – TURMA FLEXÍVEL
PROFESSORA: SÔNIA DOS SANTOS SILVA
1º PASSO:
EIXOS A SEREM TRABALHADOS
LEITURA
·
LER TEXTOS ( TEXTOS DE TRADIÇÃO ORAL ) COM AUTONOMIA;
·
ANTECIPAR SENTIDOS E ATIVAR CONHECIMENTOS PRÉVIOS RELATIVOS
AOS TEXTOS A SEREM LIDOS PELO PROFESSOR OU PELAS CRIANÇAS;
·
LER EM VOZ ALTA, COM FLUENCIA, EM DIFERENTES SITUAÇÕES;
·
ESTABELECER RELAÇÃO DE INTERTEXTUALIDADE ENTRE TEXTOS.
ORALIDADE
·
PARTICIPAR DE INTERAÇÕES ORAIS EM SALA DE AULA, QUESTIONANDO,
SUGERINDO, ARGUMENTANDO E RESPEITANDO OS TURNOS DE FALA;
·
RELACIONAR FALA E ESCRITA, AS VARIANTES LINGUÍSTICAS E OS
DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS;
·
VALORIZAR OS TEXTOS DE TRADIÇÃO ORAL, RECONHECENDO-OS COMO
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS.
JUNTO
COM SEUS COLEGAS E SEU PROFESSOR, CANTEM AS MÚSICAS ABAIXO:
1
ATIREI
O PAU NO GATO-TÔ-TÔ
MAS
O GATO-TÔ-TÔ, NÃO MORREU-REU-REU
DONA
CHICA-CÁ ADMIROU-SÊ-SÊ
DO
BERRO, DO BERRO QUE O GATO DEU.
MIAU!
2
NÃO
ATIRE O PAU NO GATO-TÔ-TÔ
POQUE
ISSO-SÔ, NAÕ SE FAZ-FAZ-FAZ
O
GATINHO-NHÔ-NHÔ É NOSSO AMIGO-GÔ-GÔ.
NÃO
DEVEMOS MALTRATAR OS ANIMAIS.
MIAU!
GURILÂNDIA,
BELO HORIZONTE, JORNAL ESTADO DE MINAS, 30 JANEIRO 1999.
LEITURA
COLETIVA DA CANTIGA DE RODA ( CARTAZ ).
INTERPRETAÇÃO ORAL
1-
O QUE TEM DE PARECIDO NOS TEXTOS QUE VOCÊS CANTARAM?
2-
QUE DIFERENÇAS VOCÊ VIU ENTRE A PRIMEIRA CANTIGA E SEGUNDA?
3-
POR QUE NÃO DEVEMOS ATIRAR O PAU NO GATO?
4-
QUANTAS VEZES A PALAVRA GATO APARECE NO PRIMEIRO TEXTO? E NO
SEGUNDO?
5-
ADIVINHE QUE BICHO É...
MIA, TEM QUATRO PATAS, ANDA EM CIMA DO TELHADO, MAS NÃO É
GATO.
2º PASSO
EIXOS A SEREM TRABALHADOS:
ANÁLISE
LINGUÍSTICA: APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA
·
PERCEBER QUE PALAVRAS DIFERENTES VARIAM QUANTO AO NÚMERO,
REPERTÓRIO E ORDEM DE LETRAS;
·
SEGMENTAR ORALMENTE AS SÍLABAS DE PALAVRAS E COMPARAR AS
PALAVRAS QUANTO AO TAMANHO;
·
LER AJUSTANDO A PAUTA SONORA AO ESCRITO.
LER
COLETIVAMENTE O CARTAZ .
1
ATIREI
O PAU NO GATO-TÔ-TÔ
MAS
O GATO-TÔ-TÔ, NÃO MORREU-REU-REU
DONA
CHICA-CÁ ADMIROU-SÊ-SÊ
DO
BERRO, DO BERRO QUE O GATO DEU.
MIAU!
2
NÃO
ATIRE O PAU NO GATO-TÔ-TÔ
POQUE
ISSO-SÔ, NAÕ SE FAZ-FAZ-FAZ
O
GATINHO-NHÔ-NHÔ É NOSSO AMIGO-GÔ-GÔ.
NÃO
DEVEMOS MALTRATAR OS ANIMAIS.
MIAU!
GURILÂNDIA,
BELO HORIZONTE, JORNAL ESTADO DE MINAS, 30 JANEIRO 1999.
CADA
ALUNO RECEBE UMA DAS CANTIGAS E RESPONDE AS QUESTÕES PASSADA NO QUADRO NEGRO
1-PINTE DE AMARELO A PALAVRA QUE TEM
MAIS LETRAS E DE AZUL A PALAVRA QUE TEM MENOS LETRAS.
2-MARQUE UM X NA ÚLTIMA PALAVRA DO TEXTO.
3-CIRCULE A PALAVRA GATO NO TEXTO. QUANTAS VEZES
APARECE NO TEXTO?
4-SUBLINHE A PRIMEIRA PALAVRA DO TEXTO.
5-QUAIS AS SÍLABAS QUE SE REPETEM NA CANTIGA DE RODA?
3º PASSO
EIXOS A SEREM TRABALHADOS:
ANÁLISE
LINGUÍSTICA: DISCURSIVIDADE, TEXTUALIDADE E NORMATIVIDADE.
·
CONHECER E USAR PALAVRAS OU EXPRESSÕES QUE ESTABELECEM A COESÃO
COMO MARCAÇÃO DO ESPAÇO.
ANÁLISE
LINGUÍSTICA : APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA.
·
RECONHECER DIFERENTES TIPOS DE LETRAS EM TEXTOS;
·
USAR DIFERENTES TIPOS DE LETRAS EM SITUAÇÕES DE ESCRITA DE
PALAVRAS E TEXTOS.
CADA
ALUNO RECEBE UMA DAS CANTIGAS E RESPONDE AS PERGUNTAS.
1-
LEIA A CANTIGA E RESPONDA:
1
ATIREIOPAUNOGATO-TÔ-TÔ
MASOGATO-TÔ-TÔ,NÃOMORREU-REU-REU
DONACHICA-CÁADMIROU-SÊ-SÊ
DOBERRO,DOBERROQUEOGATODEU.
MIAU!
2
NÃOATIREOPAUNOGATO-TÔ-TÔ
POQUEISSO-SÔ,NAÕSEFAZ-FAZ-FAZ
OGATINHO-NHÔ-NHÔÉNOSSOAMIGO-GÔ-GÔ.
NÃ DEVEMOSMALTRATAROSANIMAIS.
MIAU!
GURILÂNDIA, BELO HORIZONTE, JORNAL ESTADO DE MINAS, 30
JANEIRO 1999.
A)
O QUE ESTÁ FALTANDO?
B)
QUANTAS PALAVRAS ESTÃO ESCRITAS?
C)
PASSE UM TRAÇO SEPARANDO UMA PALAVRA DA OUTRA. DEPOIS COPIE A
CANTIGA DEIXANDO OS ESPAÇOS EM BRANCO ENTRE AS PALAVRAS ( LETRA CURSIVA ).
D)
ILUSTRE A CANTIGA QUE VOCÊ COPIOU.
4º PASSO
EIXOS A SEREM TRABALHADOS:
ANÁLISE
LINGUÍSTICA: DISCURSIVIDADE, TEXTUALIDADE E NORMATIVIDADE
·
CONHECER E USAR PALAVRAS QUE ESTABELECE A COESÃO DO TEXTO;
·
SEGMENTAR PALAVRAS EM TEXTOS;
·
CONHECER E FAZER USO DAS GRAFIAS DE PALAVRAS COM
CORRESPONDENCIAS REGULARES DIRETAS ENTRE LETRAS E FONEMAS.
1-
ENTREGAR O TEXTO PARA QUE O ALUNO RECORTE AS TIRINHAS.
A)
DESCUBRA A ORDEM CERTA DAS FRASES E MONTE O TEXTO.
ATIREI O PAU NO GATO-TÔ-TÔ
|
MAS O GATO-TÔ-TÔ,
|
NÃO MORREU-REU-REU
|
DONA CHICA-CÁ
|
ADMIROU-SÊ-SÊ
|
DO BERRO,DO BERRO
|
QUE O GATO DEU. MIAU!
|
NÃO ATIRE O PAU NO GATO-TÔ-TÔ
|
PORQUE ISSO-SÔ
|
NÃO SE FAZ-FAZ-FAZ
|
O GATINHO-NHÔ-NHÔ
|
É NOSSO AMIGO-GÔ-GÔ.
|
NÃO DEVEMOS MALTRATAR OS ANIMAIS.
|
MIAU!
|
B)
OBSERVE A PALAVRA GATO E RESPONDA:
A PALAVRA GATO TEM _____LETRAS E ____SÍLABAS.
2-
COMPLETE AS PALAVRAS, USANDO AS SÍLABAS QUE ESTÃO NO
RETÂNGULO.
CA
|
TI
|
GO
|
TO
|
AMI____ GA____ GA___NHO CHI_____
3-
MUDE A ÚLTIMA LETRA DAS PALAVRAS, COMO NO EXEMPLO:
AMIGO – AMIGA
GATO –
GATINHO –
CHICA –
5º PASSO
EIXOS A SEREM
TRABALHADOS:
ANÁLISE LINGUÍSTICA: DISCURSIVIDADE, TEXTUALIDADE E
NORMATIVIDADE
·
CONHECER E USAR PALAVRAS QUE RETOMAM COESIVAMENTE O QUE FOI
ESCRITO;
·
IDENTIFICAR E FAZER USO DE LETRA MAIÚSCULA E MINÚSCULA NOS
TEXTOS;
·
CONHECER A ORDEM ALFABÉTICA E SEUS USOS EM DIFERENTES
GÊNEROS.
PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS
·
PORDUZ TEXTOS ( FRASES ) COM AUTONOMIA OU POR MEIO DA
ATIVIDADE DE UM ESCRIBA;
·
PONTUA OS TERXTOS ( FRASES );
·
REVISA OS TEXTOS ( FRASES ) DURANTE O PROCESSO DE ESCRITA.
1-
COMPLETE O TEXTO COM AS PALAVRAS QUE O GATO COMEU.
1
ATIREI O PAU NO ________-TÔ-TÔ
MAS O GATO-TÔ-TÔ, NÃO ________-REU-REU
________ CHICA-CÁ ADMIROU-SÊ-SÊ
DO BERRO, DO BERRO QUE O ______ DEU.
MIAU!
2
NÃO ATIRE O ______ NO GATO-TÔ-TÔ
POQUE ISSO-SÔ, NAÕ SE FAZ-FAZ-FAZ
O _____________-NHÔ-NHÔ É NOSSO __________-GÔ-GÔ.
NÃO DEVEMOS MALTRATAR OS ____________.
MIAU!
GURILÂNDIA, BELO HORIZONTE, JORNAL ESTADO DE MINAS, 30
JANEIRO 1999.
2-
COM A AJUDA DA PROFESSORA, ESCREVA A RESPOSTA:
A)
CHICA É NOME OU APELIDO?
B)
PORQUE A PALAVRA CHICA ESTÁ ESCRITO COM LETRA MAIÚSCULA?
3-
FORME UMA FRASE COM A PALAVRA GATO.
6º PASSO
EIXOS A SEREM
TRABALHADOS:
ANÁLISE LINGUÍSTICA : APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
ALFABÉTICA
·
RECONHECER E NOMEAR AS LETRAS DO ALFABETO;
·
CONHECER A ORDEM ALFABÉTICA E SEUS USOS EM DIFERENTES
GÊNEROS;
·
DOMINAR AS CORRESPONDÊNCIAS ENTRE LETRAS OU GRUPOS DE LETRAS
E SEU VALOR SONORO, DE MODO A LER PALAVRAS E TEXTOS;
·
DOMINAR AS CORRESPONDÊNCIAS ENTRE LETRAS OU GRUPOS DE LETRAS
E SEU VALOR SONORO, DE MODO A ESCREVER
PALAVRAS E TEXTOS.
ANÁLISE LINGUÍSTICA: DISCURSIVIDADE, TEXTUALIDADE E
NORMATIVIDADE
·
CONHECER E FAZER USO DAS GRAFIAS DE PALAVRAS COM
CORRESPONDÊNCIAS REGULARES DIRETAS ENTRE LETRAS E FONEMAS.
ALFABETO DOS BICHOS
ESCREVA, NOS QUADROS DE LETRAS, OS NOMES DOS BICHOS QUE
VOCÊ DESCOBRIU. OBSERVE O QUADRO JÁ PREENCHIDO: A PALAVRA GATO ESTÁ ESCRITO NO
QUADRO DA LETRA G. FAÇA COMO NO EXEMPLO.
A
|
B
|
C
|
D
|
E
|
F
|
G GATO
|
H
|
I
|
J
|
K
|
L
|
M
|
N
|
O
|
P
|
Q
|
R
|
S
|
T
|
U
|
V
|
W
|
X
|
Y
|
Z
|
TENTE LEMBRAR NOMES DE ANIMAIS PARA COMPLETAR OS
QUADROS QUE FICARAM VAZIOS. O NOME DO ANIMAL TEM QUE COMEÇAR COM A LETRA QUE
ESTÁ NO QUADRO.
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