segunda-feira, 23 de setembro de 2013



 SEQUÊNCIA DIDÁTICA CRIADA E DESENVOLVIDA PELA PROFESSORA SÔNIA - 3º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL MARIA EUGÊNIA NAVES


DATA: 02 A 11 DE SETEMBRO DE 2013

TURMA: 3º ANO – TURMA FLEXÍVEL

PROFESSORA: SÔNIA DOS SANTOS SILVA

1º PASSO:

EIXOS A SEREM TRABALHADOS

LEITURA

·         LER TEXTOS ( TEXTOS DE TRADIÇÃO ORAL ) COM AUTONOMIA;

·         ANTECIPAR SENTIDOS E ATIVAR CONHECIMENTOS PRÉVIOS RELATIVOS AOS TEXTOS A SEREM LIDOS PELO PROFESSOR OU PELAS CRIANÇAS;

·         LER EM VOZ ALTA, COM FLUENCIA, EM DIFERENTES SITUAÇÕES;

·         ESTABELECER RELAÇÃO DE INTERTEXTUALIDADE ENTRE TEXTOS.

ORALIDADE

·         PARTICIPAR DE INTERAÇÕES ORAIS EM SALA DE AULA, QUESTIONANDO, SUGERINDO, ARGUMENTANDO E RESPEITANDO OS TURNOS DE FALA;

·         RELACIONAR FALA E ESCRITA, AS VARIANTES LINGUÍSTICAS E OS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS;

·         VALORIZAR OS TEXTOS DE TRADIÇÃO ORAL, RECONHECENDO-OS COMO MANIFESTAÇÕES CULTURAIS.

JUNTO COM SEUS COLEGAS E SEU PROFESSOR, CANTEM AS MÚSICAS ABAIXO:

1

ATIREI O PAU NO GATO-TÔ-TÔ

MAS O GATO-TÔ-TÔ, NÃO MORREU-REU-REU

DONA CHICA-CÁ ADMIROU-SÊ-SÊ

DO BERRO, DO BERRO QUE O GATO DEU.

MIAU!

2

NÃO ATIRE O PAU NO GATO-TÔ-TÔ

POQUE ISSO-SÔ, NAÕ SE FAZ-FAZ-FAZ

O GATINHO-NHÔ-NHÔ É NOSSO AMIGO-GÔ-GÔ.

NÃO DEVEMOS MALTRATAR OS ANIMAIS.

MIAU!

GURILÂNDIA, BELO HORIZONTE, JORNAL ESTADO DE MINAS, 30 JANEIRO 1999.

 

LEITURA COLETIVA DA CANTIGA DE RODA ( CARTAZ ).

INTERPRETAÇÃO ORAL

1-      O QUE TEM DE PARECIDO NOS TEXTOS QUE VOCÊS CANTARAM?

2-      QUE DIFERENÇAS VOCÊ VIU ENTRE A PRIMEIRA CANTIGA E SEGUNDA?

3-      POR QUE NÃO DEVEMOS ATIRAR O PAU NO GATO?

4-      QUANTAS VEZES A PALAVRA GATO APARECE NO PRIMEIRO TEXTO? E NO SEGUNDO?

5-      ADIVINHE QUE BICHO É...

MIA, TEM QUATRO PATAS, ANDA EM CIMA DO TELHADO, MAS NÃO É GATO.

2º PASSO

EIXOS A SEREM TRABALHADOS:

ANÁLISE LINGUÍSTICA: APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA

·         PERCEBER QUE PALAVRAS DIFERENTES VARIAM QUANTO AO NÚMERO, REPERTÓRIO E ORDEM DE LETRAS;

·         SEGMENTAR ORALMENTE AS SÍLABAS DE PALAVRAS E COMPARAR AS PALAVRAS QUANTO AO TAMANHO;

·         LER AJUSTANDO A PAUTA SONORA AO ESCRITO.

LER COLETIVAMENTE O CARTAZ .

1

ATIREI O PAU NO GATO-TÔ-TÔ

MAS O GATO-TÔ-TÔ, NÃO MORREU-REU-REU

DONA CHICA-CÁ ADMIROU-SÊ-SÊ

DO BERRO, DO BERRO QUE O GATO DEU.

MIAU!

2

NÃO ATIRE O PAU NO GATO-TÔ-TÔ

POQUE ISSO-SÔ, NAÕ SE FAZ-FAZ-FAZ

O GATINHO-NHÔ-NHÔ É NOSSO AMIGO-GÔ-GÔ.

NÃO DEVEMOS MALTRATAR OS ANIMAIS.

MIAU!

GURILÂNDIA, BELO HORIZONTE, JORNAL ESTADO DE MINAS, 30 JANEIRO 1999.

CADA ALUNO RECEBE UMA DAS CANTIGAS E RESPONDE AS QUESTÕES PASSADA NO QUADRO NEGRO

       1-PINTE DE AMARELO A PALAVRA QUE TEM MAIS LETRAS E DE AZUL A PALAVRA QUE TEM                      MENOS LETRAS.

2-MARQUE UM X NA ÚLTIMA PALAVRA DO TEXTO.

3-CIRCULE A PALAVRA GATO NO TEXTO. QUANTAS VEZES APARECE NO TEXTO?

4-SUBLINHE A PRIMEIRA PALAVRA DO TEXTO.

5-QUAIS AS SÍLABAS QUE SE REPETEM NA CANTIGA DE RODA?

3º PASSO

EIXOS A SEREM TRABALHADOS:

ANÁLISE LINGUÍSTICA: DISCURSIVIDADE, TEXTUALIDADE E NORMATIVIDADE.

·         CONHECER E USAR PALAVRAS OU EXPRESSÕES QUE ESTABELECEM A COESÃO COMO MARCAÇÃO DO ESPAÇO.

ANÁLISE LINGUÍSTICA : APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA.

·         RECONHECER DIFERENTES TIPOS DE LETRAS EM TEXTOS;

·         USAR DIFERENTES TIPOS DE LETRAS EM SITUAÇÕES DE ESCRITA DE PALAVRAS E TEXTOS.

CADA ALUNO RECEBE UMA DAS CANTIGAS E RESPONDE AS PERGUNTAS.

1-      LEIA A CANTIGA E RESPONDA:

1

ATIREIOPAUNOGATO-TÔ-TÔ

MASOGATO-TÔ-TÔ,NÃOMORREU-REU-REU

DONACHICA-CÁADMIROU-SÊ-SÊ

DOBERRO,DOBERROQUEOGATODEU.

MIAU!

2

NÃOATIREOPAUNOGATO-TÔ-TÔ

POQUEISSO-SÔ,NAÕSEFAZ-FAZ-FAZ

OGATINHO-NHÔ-NHÔÉNOSSOAMIGO-GÔ-GÔ.

NÃ DEVEMOSMALTRATAROSANIMAIS.

MIAU!

GURILÂNDIA, BELO HORIZONTE, JORNAL ESTADO DE MINAS, 30 JANEIRO 1999.

 

A)     O QUE ESTÁ FALTANDO?

B)      QUANTAS PALAVRAS ESTÃO ESCRITAS?

C)      PASSE UM TRAÇO SEPARANDO UMA PALAVRA DA OUTRA. DEPOIS COPIE A CANTIGA DEIXANDO OS ESPAÇOS EM BRANCO ENTRE AS PALAVRAS ( LETRA CURSIVA ).

D)     ILUSTRE A CANTIGA QUE VOCÊ COPIOU.

4º PASSO

EIXOS A SEREM TRABALHADOS:

ANÁLISE LINGUÍSTICA: DISCURSIVIDADE, TEXTUALIDADE E NORMATIVIDADE

·         CONHECER E USAR PALAVRAS QUE ESTABELECE A COESÃO DO TEXTO;

·         SEGMENTAR PALAVRAS EM TEXTOS;

·         CONHECER E FAZER USO DAS GRAFIAS DE PALAVRAS COM CORRESPONDENCIAS REGULARES DIRETAS ENTRE LETRAS E FONEMAS.

 

1-      ENTREGAR O TEXTO PARA QUE O ALUNO RECORTE AS TIRINHAS.

A)     DESCUBRA A ORDEM CERTA DAS FRASES E MONTE O TEXTO.

ATIREI O PAU NO GATO-TÔ-TÔ
MAS O GATO-TÔ-TÔ,
NÃO MORREU-REU-REU
DONA CHICA-CÁ
ADMIROU-SÊ-SÊ
DO BERRO,DO BERRO
QUE O GATO DEU. MIAU!

 

NÃO ATIRE O PAU NO GATO-TÔ-TÔ
PORQUE ISSO-SÔ
NÃO SE FAZ-FAZ-FAZ
O GATINHO-NHÔ-NHÔ
É NOSSO AMIGO-GÔ-GÔ.
NÃO DEVEMOS MALTRATAR OS ANIMAIS.
MIAU!

 

B)      OBSERVE A PALAVRA GATO E RESPONDA:

A PALAVRA GATO TEM _____LETRAS E ____SÍLABAS.

 

2-      COMPLETE AS PALAVRAS, USANDO AS SÍLABAS QUE ESTÃO NO RETÂNGULO.

CA
TI
GO
TO

AMI____              GA____            GA___NHO             CHI_____

 

3-      MUDE A ÚLTIMA LETRA DAS PALAVRAS, COMO NO EXEMPLO:

AMIGO – AMIGA

GATO –

GATINHO –

CHICA –

 

 

5º PASSO

EIXOS A SEREM TRABALHADOS:

ANÁLISE LINGUÍSTICA: DISCURSIVIDADE, TEXTUALIDADE E NORMATIVIDADE

·         CONHECER E USAR PALAVRAS QUE RETOMAM COESIVAMENTE O QUE FOI ESCRITO;

·         IDENTIFICAR E FAZER USO DE LETRA MAIÚSCULA E MINÚSCULA NOS TEXTOS;

·         CONHECER A ORDEM ALFABÉTICA E SEUS USOS EM DIFERENTES GÊNEROS.

PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS

·         PORDUZ TEXTOS ( FRASES ) COM AUTONOMIA OU POR MEIO DA ATIVIDADE DE UM ESCRIBA;

·         PONTUA OS TERXTOS ( FRASES );

·         REVISA OS TEXTOS ( FRASES ) DURANTE O PROCESSO DE ESCRITA.

 

1-      COMPLETE O TEXTO COM AS PALAVRAS QUE O GATO COMEU.

1

ATIREI O PAU NO ________-TÔ-TÔ

MAS O GATO-TÔ-TÔ, NÃO ________-REU-REU

________ CHICA-CÁ ADMIROU-SÊ-SÊ

DO BERRO, DO BERRO QUE O ______ DEU.

MIAU!

2

NÃO ATIRE O ______ NO GATO-TÔ-TÔ

POQUE ISSO-SÔ, NAÕ SE FAZ-FAZ-FAZ

O _____________-NHÔ-NHÔ É NOSSO __________-GÔ-GÔ.

NÃO DEVEMOS MALTRATAR OS ____________.

MIAU!

GURILÂNDIA, BELO HORIZONTE, JORNAL ESTADO DE MINAS, 30 JANEIRO 1999.

 

2-      COM A AJUDA DA PROFESSORA, ESCREVA A RESPOSTA:

A)     CHICA É NOME OU APELIDO?

B)      PORQUE A PALAVRA CHICA ESTÁ ESCRITO COM LETRA MAIÚSCULA?

 

3-      FORME UMA FRASE COM A PALAVRA GATO.

6º PASSO

EIXOS A SEREM TRABALHADOS:

ANÁLISE LINGUÍSTICA : APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA

·         RECONHECER E NOMEAR AS LETRAS DO ALFABETO;

·         CONHECER A ORDEM ALFABÉTICA E SEUS USOS EM DIFERENTES GÊNEROS;

·         DOMINAR AS CORRESPONDÊNCIAS ENTRE LETRAS OU GRUPOS DE LETRAS E SEU VALOR SONORO, DE MODO A LER PALAVRAS E TEXTOS;

·         DOMINAR AS CORRESPONDÊNCIAS ENTRE LETRAS OU GRUPOS DE LETRAS E SEU VALOR SONORO, DE MODO A ESCREVER  PALAVRAS E TEXTOS.

ANÁLISE LINGUÍSTICA: DISCURSIVIDADE, TEXTUALIDADE E NORMATIVIDADE

·         CONHECER E FAZER USO DAS GRAFIAS DE PALAVRAS COM CORRESPONDÊNCIAS REGULARES DIRETAS ENTRE LETRAS E FONEMAS.

ALFABETO DOS BICHOS

ESCREVA, NOS QUADROS DE LETRAS, OS NOMES DOS BICHOS QUE VOCÊ DESCOBRIU. OBSERVE O QUADRO JÁ PREENCHIDO: A PALAVRA GATO ESTÁ ESCRITO NO QUADRO DA LETRA G. FAÇA COMO NO EXEMPLO.

A
B
C
D
E
F
G  GATO
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z

TENTE LEMBRAR NOMES DE ANIMAIS PARA COMPLETAR OS QUADROS QUE FICARAM VAZIOS. O NOME DO ANIMAL TEM QUE COMEÇAR COM A LETRA QUE ESTÁ NO QUADRO.








 
 
 

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