segunda-feira, 23 de setembro de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA CRIADA E DESENVOLVIDA PELA PROFESSORA DIVINA LÚCIA - 1º ANO DA ESCOLA  MUNICIPAL MANOEL FERREIRA DA CUNHA

 
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Poema: Que sujeira!
Eixo: Oralidade
Direitos de Aprendizagem
·               Participar das interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos da fala.
·               Relacionar fala e escrita, tento em vista a apropriação do sistema de escrita, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais.
 
Eixo: Apropriação do sistema de escrita
Direitos de Aprendizagem
·               Dominar convenções gráficas;
·               Compreender a organização e o alinhamento da escrita;
·               Identificar semelhanças sonoras em silabas e rimas;
·               Compreender a função de segmentação dos espaços em branco e da pontuação;
·               Compreender diferença entre escrita alfabética e outras formas gráficas;
·               Ler, ajustando pauta sonora ao escrito;
 
Eixo: Leitura
Direitos de Aprendizagem
·                Ler, em voz alta, com fluência em diferentes situações;
·               Ler textos (poemas, tirinhas, canções, texto de tradição oral, dentre outras) com autonomia;
·               Reconhecer finalidades de textos lidos pelo professor ou pelas crianças;
·               Interpretar frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas lidas com autonomia;
Eixo: Produção de textos escritos
Direitos de Aprendizagem
·               Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com ajuda de escriba.
Desenvolvimento das atividades
1° momento
·               Mostre o 1° cartaz, com texto escrito em letras de imprensa maiúscula;
·               Leia o texto pausadamente, passando o dedo em cima de cada palavra;
·               Repita a leitura até que os alunos estejam familiarizados com palavras do mesmo.
·               Peça que os alunos leiam e vá passando a régua em cada palavra lida, mostrando que a leitura é feita da esquerda para a direita e de cima para baixo.
·               Distribua o texto para cada aluno e peça que eles coloram de azul, os espaços em branco.
QUE SUJEIRA!
CASA DE BRUXA TEM RATO,
SAPO, MORCEGO E CORUJA.
PRA QUE É QUE SERVE A VASSOURA,
SE A CASA DELA É TÃO SUJA?
 
·               Leve o aluno a perceber que após cada espaço temos uma nova palavra.
·               Proponha a contagem das letras algumas palavras.
·               Circule de lápis verde, palavras com 7 letras.
·               Circule de vermelho as palavras com 5 letras.
·               Questione: números de vogais e consoantes das palavras do cartaz
2° momento
·               Apresente o 2° cartaz, com o texto escrito em letras maiúsculas ( de imprensa) e alguns desenhos substituindo palavras.
·               Peça que os alunos comparem com o 1° cartaz.
·               Induza as crianças a pensar na diferença do 1° e 2° cartaz.
·               Aponte um desenho e peça que as crianças digam o nome.
·               Repita o procedimento com outros desenhos.
Distribua o texto com desenhos para cada criança.
 
Reescreva o poema, substituindo os desenhos pelos nomes.
CASA DE    TEM ,
 ,  , E
PRA QUE É QUE SERVE A
SE A  DELA É TÃO SUJA?
 
·         Peça que as crianças escrevam as frases substituindo os desenhos pelos nomes.
·         Leia as frases escritas.
Em seguida, distribua o texto escrito emendado.
 
QUESUJEIRA
CASADEBRUXATEMRATO
SAPOMORCEGOECORUJA
PRAQUEÉQUESERVEAVASSOURA
SEACASADELAÉTÃOSUJA
 
·               Peça as crianças que marquem os espaços entre as palavras usando lápis de cor, depois copiem o texto de maneira correta.
·                Ler o texto escrito.
3° momento
·               Apresente o terceiro cartaz (letra de imprensa minúscula);
·               Compare-o com o 1° cartaz (letra de imprensa maiúscula);
·               Faça perguntas para que as crianças pensem na diferença entre os dois cartazes.
·               Mostre que podemos representar letras e palavras com diferentes tipos de letras;
·               Chame um aluno, mostre uma palavra do cartaz e peça que ele escreva com letra cursiva.
·               Repita o procedimento com outros alunos.
·               Distribua um modelo de texto para que cada criança cole no seu caderno.
·               Peça aos alunos que escolham uma frase do texto, grife-a depois escreva-a no caderno com letras cursiva.
·               Distribua o texto em frases desorganizadas. Peça as crianças que recortem, organizem e colem o texto corretamente no caderno.
SE A CASA DELA É TÃO SUJA?
QUE SUJEIRA
CASA DE BRUXA TEM RATO,
PRA QUE É QUE SERVE A VASSOURA,
SAPO, MORCEGO E CORUJA.
 
·               Faça a leitura do texto.
 
4° momento
·               Apresente o 4° cartaz ( com letra cursiva)
·               Compare-o com o 3° cartaz.
·               Questione sobre a diferença entre os dois cartazes.
·               Mostre, problematize e discuta com os alunos o porquê de algumas letras aparecerem maiúsculas ( tanto no 1° como no 4° cartaz. Conclua que é porque estão no início de frases.
·               Peça os alunos que copiem o cartaz e façam a leitura do texto.
·               Questione sobre animais que fazem parte do mundo das bruxas.
·               Escreva no quadro os nomes ditos pelas crianças.
·               Leia os nomes de animais sugeridos.
·               Distribua um texto ( receita da bruxa) incompleto.
·               Peça as crianças que completem a receita utilizando os nomes de animais sugeridos.
·               Leia a receita para os colegas
UMA BRUXA MÁ, QUE MORA NUMA CASA MAL-ASSOMBRADA, PEGOU PARTES DO CORPO DE 6 BICHOS PARA FAZER UMA SOPA.
COMPLETE A RECEITA DA BRUXA
RECEITA
4PÉS DE _____________________________________________________________
___________RABOS DE _________________________________________________
200 DENTES DE ______________________________________________________
4 UNHAS DE ___________________________________________________________
______________ASAS DE ________________________________________________
6 OLHOS DE ___________________________________________________________
DEIXE COZINHAR BEM, MEXA E SIRVA QUENTE!
 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÃO