SEQUÊNCIA DIDÁTICA CRIADA E DESENVOLVIDA PELA PROFESSORA REJAINE - 3º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL FERREIRA DA CUNHA
Sequência
didática “O menino maluquinho”
1º
Momento:
·
Realizar a leitura do livro “ O Menino Maluquinho”;
·
Apresentar quatro cartazes (com as várias
grafias), com o texto “O menino maluquinho” – apresentado no livro “Letramento
e Alfabetizaçao-3º ANO”, localizado na página 62.
O
Menino Maluquinho
O menino maluquinho
jogava futebol.
jogava futebol.
E toda a turma
ficava esperando
ele chegar
pra começar o jogo.
ficava esperando
ele chegar
pra começar o jogo.
É que o time
era cheio de craques
e ninguém queria
ficar no gol.
Só o menino maluquinho
que dizia sempre:
era cheio de craques
e ninguém queria
ficar no gol.
Só o menino maluquinho
que dizia sempre:
"Deixa comigo!"
E ia rindo pro gol
para o jogo começar.
para o jogo começar.
E o menino maluquinho
voava na bola
voava na bola
e caía de lado
e caía de frente
e caía de frente
e caía de pernas pro ar
e caía de bunda no chão
E a torcida ria
e gostava de ver
a alegria daquele goleiro.
e gostava de ver
a alegria daquele goleiro.
E todos diziam:
"Que goleiro maluquinho!"
"Que goleiro maluquinho!"
O Menino Maluquinho, de
Ziraldo
*Pedir aos alunos pra que façam leitura oral e individual
do texto.
Agora
os alunos deverão descrever O Menino Maluquinho
·
Como era O Menino Maluquinho?
·
Qual esporte O Menino Maluquinho gostava?
·
Como era o time do menino maluquinho?
·
Como era feita a defesa do gol pelo Menino
Maluquinho?
·
O que a torcida achava do Menino Maluquinho?
·
Separe as sílabas das palavras:
Goleiro- começar-
maluquinho- gol- voava
·
Forme frases com as seguintes palavras:
Futebol-
Alegria-
Turma-
2º
Momento:
Distribuir entre aos alunos o xerox de uma historinha em
quadrinhos, orientando os alunos a explorar visualmente este.
Retirado do livro “Aprendendo Sempre”-3º ANO- página 27
Pra
conversar:
·
Como percebemos o movimento dos personagens?
·
Que tipo de emoção os personagens estão
demonstrando?
·
Como podemos perceber isso?
*Pedir aos alunos que façam a leitura (oral e em grupo)
da historia em quadrinho, utilizando a entonação adequada das falas dos
personagens.
Atividade:
Faça uma análise dos elementos das palavras:
·
Palavra escrita com menor número de letras:
·
Palavra escrita com maior número de letras:
·
Palavras com menor número de sílabas:
·
Palavras com maior número de sílabas:
·
Quantidade de personagens:
·
Nome de cada personagem:
Coloque as separações necessárias entre as palavras do
texto abaixo:
Omeninomaluquinho
Omeninomaluquinho
Jogavafutebol.
Etodaaturma
Ficavaesperando
Elechegar
Pracomeçarojogo.
Équeotime
eracheiodecraques
eninguémqueria
ficarnogol.
Sóomeninomaluquinho
quediziasempre:
“Deixacomigo!”
Eiarindoprogol
paraojogocomeçar.
Eomeninomaluquinho
Voavanabola
Ecaíadelado
Ecaíadefrente
Ecaíadepernasproar
ecaíadebundanochão
Eatorcidaria
Egostavadever
aalegriadaquelegoleiro.
Etodosdiziam:
"quegoleiroMaluquinho!"
3º
Momento:
Distribuir aos alunos papel A4 para que desenhem e
escrevam o nome dos personagens.
·
Todos os desenhos serão afixados no painel da
sala de aula;
·
Elaborar uma produção textual escrita com
base na historia em quadrinhos ( livro Aprendendo Sempre – 3º ano – pag.222)
Discutir as seguintes questões:
·
O que vocês acharam da “coleção de amigos” do
Menino Maluquinho?
·
O que é ser amigo de alguém?
·
Quem tem uma coleção como a apresentada no
quadrinho?
·
Se vocês fossem fazer coleção de alguma
coisa, do que seria?
Atividade:
Recorte as partes do texto e
coloque na ordem correta:
que dizia sempre:
|
E o menino maluquinho
|
Ele chegar
|
E caía de pernas pro ar
|
Pra começar o jogo.
|
E caía de frente
|
É que o time
|
a alegria daquele goleiro.
|
era cheio de craques
|
OMENINO
MALUQUINHO
|
e ninguém queria
|
E gostava de ver
|
Ficava esperando
|
E a torcida ria
|
ficar no gol.
|
“Deixa comigo!”
|
"que goleiro
Maluquinho!
|
E todos diziam:
|
Jogava futebol.
|
E caía de lado
|
E toda a turma
|
e caía de bunda no chão
|
Só o menino maluquinho
|
E ia rindo pro gol
|
para o jogo começar.
|
O menino maluquinho
|
Voava na bola
|
4º
Momento:
Abordar desafios às profissões
citadas em uma tirinha do Menino Maluquinho.
·
Atividades tirada do livro “Aprendendo
Sempre”- 3º ANO- pag.85.
Os alunos ganharão uma folha xerocada, onde
deverão organizar as letras descobrindo, através de dicas, de quais profissões
o Menino Maluquinho estava falando na tirinha.
5º
Momento:
Realizar leitura do livro “O
MENINO MALUQUINHO” para os alunos.
O Menino Maluquinho /
ZIRALDO
Era uma vez um menino maluquinho
Ele tinha o olho maior que a barriga
Era uma vez um menino maluquinho
Ele tinha o olho maior que a barriga
tinha fogo no
rabo
tinha vento nos
pés
umas pernas enormes
(que davam para abraçar o mundo)
(que davam para abraçar o mundo)
e macaquinhos no sótão
(embora nem soubesse o que
significava macaquinhos no sótão).
(embora nem soubesse o que
significava macaquinhos no sótão).
Ele era um menino
impossível!
A melhor coisa do
mundo
na casa do menino maluquinho
era quando ele voltava da escola
A pasta e os livros
chegavam sempre primeiro
voando na frente
na casa do menino maluquinho
era quando ele voltava da escola
A pasta e os livros
chegavam sempre primeiro
voando na frente
Um dia no fim de ano
o menino maluquinho
chegou em casa com uma bomba:
"Mamãe, tou aí com uma bomba!"
o menino maluquinho
chegou em casa com uma bomba:
"Mamãe, tou aí com uma bomba!"
"Meu neto é um
subversivo!"
gritou o avô.
gritou o avô.
"Ele vai matar o
gato!"
gritou a avó.
gritou a avó.
"Tira esse negócio
daí!"
falou - de novo - a babá.
falou - de novo - a babá.
Mas aí o menino
explicou:
"A bomba já explodiu, gente.
Lá no colégio."
"A bomba já explodiu, gente.
Lá no colégio."
"Esse menino é
maluquinho!"
falou o pai, aliviado."
E foi conferir o boletim
Esse susto não era nada
tinha outros que ele pregava.
Às vezes
sem qualquer ordem
do papai e da mamãe
se trancava lá no quarto
e estudava e estudava
e voltava do colégio
com as provas terminadas
tinha dez no boletim
que não acabava mais
falou o pai, aliviado."
E foi conferir o boletim
Esse susto não era nada
tinha outros que ele pregava.
Às vezes
sem qualquer ordem
do papai e da mamãe
se trancava lá no quarto
e estudava e estudava
e voltava do colégio
com as provas terminadas
tinha dez no boletim
que não acabava mais
E ele dizia aos pais
cheio de
contentamento:
"Só tem um zerinho aí.
Num tal de
comportamento!"
cheio de
contentamento:
"Só tem um zerinho aí.
Num tal de
comportamento!"
A pipa que
o menino maluquinho soltava
era a mais maluca de todas
rabeava lá no céu
rodopiava adoidado
caía de ponta cabeça
dava tranco e cabeçada
e sua linha cortava
mais que o afiado cerol.
E a pipa
quem fazia
era mesmo o menininho
pois ele havia aprendido
a amarrar linha e taquara
a colar papel de seda
e fazer com polvilho
o grude para colar
a pipa triangular
como o papai
lhe ensinara
do jeito que havia
aprendido
com o pai
e o pai do pai
do papai.
o menino maluquinho soltava
era a mais maluca de todas
rabeava lá no céu
rodopiava adoidado
caía de ponta cabeça
dava tranco e cabeçada
e sua linha cortava
mais que o afiado cerol.
E a pipa
quem fazia
era mesmo o menininho
pois ele havia aprendido
a amarrar linha e taquara
a colar papel de seda
e fazer com polvilho
o grude para colar
a pipa triangular
como o papai
lhe ensinara
do jeito que havia
aprendido
com o pai
e o pai do pai
do papai.
Era preciso ver
o menino maluquinho
na casa da vovó!
o menino maluquinho
na casa da vovó!
Ele deitava
e rolava
pintava e bordava
e se empanturrava
de bolo e cocada
E ria
com a boca cheia
e dormia
cansado
no colo da vovó
suspirando de
alegria
E a vovó dizia:
"Esse meu neto
é tão maluquinho"
e rolava
pintava e bordava
e se empanturrava
de bolo e cocada
E ria
com a boca cheia
e dormia
cansado
no colo da vovó
suspirando de
alegria
E a vovó dizia:
"Esse meu neto
é tão maluquinho"
O menino maluquinho
tinha
dez namoradas!
tinha
dez namoradas!
Ele era
um namorado
formidável
que desenhava
corações
nos troncos
das árvores
um namorado
formidável
que desenhava
corações
nos troncos
das árvores
e fazia
versinhos
e fazia canções.
E se escalavrava
nos paralelepípedos
e fazia canções.
E se escalavrava
nos paralelepípedos
e rasgava os fundilhos
no arame da cerca
e tinha tanto esparadrapo
nas canelas
e nos cotovelos
e tanta bandagem
na volta das férias
que todo ano ganhava
dos colegas
no colégio
o apelido de Múmia
no arame da cerca
e tinha tanto esparadrapo
nas canelas
e nos cotovelos
e tanta bandagem
na volta das férias
que todo ano ganhava
dos colegas
no colégio
o apelido de Múmia
E chorava escondido
se tinha tristezas
se tinha tristezas
O menino maluquinho
tinha lá os seus segredos
e nunca ninguém sabia
os segredos que ele tinha
(pois segredo é justo assim).
tinha lá os seus segredos
e nunca ninguém sabia
os segredos que ele tinha
(pois segredo é justo assim).
Tinha uns mais
segredáveis
E outros que eram menos.
E outros que eram menos.
O menino maluquinho
jogava futebol.
jogava futebol.
E toda a turma
ficava esperando
ele chegar
pra começar o jogo.
ficava esperando
ele chegar
pra começar o jogo.
É que o time
era cheio de craques
e ninguém queria
ficar no gol.
Só o menino maluquinho
que dizia sempre:
era cheio de craques
e ninguém queria
ficar no gol.
Só o menino maluquinho
que dizia sempre:
"Deixa
comigo!"">
E ia rindo pro gol
para o jogo começar.
E ia rindo pro gol
para o jogo começar.
E o menino maluquinho
voava na bola
e caía de lado
e caía de frente
e caía de pernas pro ar
e caía de bunda no chão
voava na bola
e caía de lado
e caía de frente
e caía de pernas pro ar
e caía de bunda no chão
E a torcida ria
e gostava de ver
a alegria daquele goleiro.
E todos diziam:
"Que goleiro maluquinho!"
e gostava de ver
a alegria daquele goleiro.
E todos diziam:
"Que goleiro maluquinho!"
E aí, o tempo passou.
E, como todo mundo,
o menino maluquinho cresceu.
E, como todo mundo,
o menino maluquinho cresceu.
Cresceu
e virou um cara legal!
e virou um cara legal!
Aliás,
virou o cara mais legal
do mundo!
Mas, um cara legal, mesmo!
virou o cara mais legal
do mundo!
Mas, um cara legal, mesmo!
E foi aí que todo mundo
descobriu que ele
não tinha sido um menino maluquinho ele tinha sido era um menino feliz!
não tinha sido um menino maluquinho ele tinha sido era um menino feliz!
Os alunos deverão realizar
uma produção escrita de uma história em quadrinhos.
·
Entregar folha A4 aos alunos;
·
Solicitar ao aluno a criação de uma história
em quadrinhos;
·
Apresentar a ele dicas e orientações;
·
Propor a criação de uma revista de quadrinhos
com os trabalhos produzidos pela turma.
*Atividade retirada do livro
”A escola é nossa” – 3º ANO- pag.153 e 154.
Sequência
Didática
Eixo
Didático:
·
Ampliar a competência comunicativa do aluno;
·
Conhecer a norma culta da língua;
·
Conviver, critica e ludicamente , com
situações de produção de textos.
Habilidades:
·
Ler e reconhecer, textos variados e de
diferentes gêneros;
·
Expressar-se oralmente com clareza e
objetividade;
·
Interpretar historias em quadrinhos, pequenos
textos escritos, identificando ideias
principais;
·
Identificar aspecto sonoro da língua;
·
Utilizar os sinais de pontuação na produção
de texto.
Conteúdos:
·
Leitura e interpretação de imagem;
·
Relações som/letra e letra/som;
·
Segmentação das palavras no texto;
·
Atividades reflexivas de produção textual –
reescrita e autocorreção do texto;
·
Diferenciação das formas, sons e nomes das
letras do alfabeto;
·
Letra maiúscula e minúscula, pontuação,
paragrafação e margem.
Tempo
de duração:
·
5 aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÃO