GÊNEROS TEXTUAIS VARIADOS
PROFESSORA: SÔNIA DOS SANTOS SILVA 3º ANO
DATA: 30/09 A 02/10/2013
EIXOS A SEREM TRABALHADOS:
LEITURA
LER TEXTOS COM AUTONOMIA;
COMPREENDER TEXTOS LIDOS POR OUTRAS PESSOAS, DE DIFERENTES GÊNERO
COM DIFERENTES PROPÓSITOS;
RECONHECER FINALIDADES DE TEXTOS LIDOS PELO PROFERSSOR;
LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS;
LER TEXTOS COM AUTONOMIA;
COMPREENDER TEXTOS LIDOS POR OUTRAS PESSOAS, DE DIFERENTES GÊNERO
COM DIFERENTES PROPÓSITOS;
RECONHECER FINALIDADES DE TEXTOS LIDOS PELO PROFERSSOR;
LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS;
PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS
PLANEJAR A ESCRITA DE TEXTOS CONSIDERANDO O CONTEXTO DE PRODUÇÃO, COM AJUDA DE UM ESCRIBA;
PRODUZIR TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS, ATENDENDO A DIFERENTES FINALIDADES, POR MEIO DA ATIVIDADE DE UM ESCRIBA;
PONTUAR OS TEXTOS, FAVORECENDO A COMPREENSÃO DO LEITOR;
PLANEJAR A ESCRITA DE TEXTOS CONSIDERANDO O CONTEXTO DE PRODUÇÃO, COM AJUDA DE UM ESCRIBA;
PRODUZIR TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS, ATENDENDO A DIFERENTES FINALIDADES, POR MEIO DA ATIVIDADE DE UM ESCRIBA;
PONTUAR OS TEXTOS, FAVORECENDO A COMPREENSÃO DO LEITOR;
ORALIDADE
PARTICIPAR DE INTERAÇÕES ORAIS EM SALA DE AULA, QUESTIONANDO, SUGERINDO, ARGUMENTANDO E RESPEITANDO OS TURNOS DE FALA;
ESCUTAR COM ATENÇÃO TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS.
PARTICIPAR DE INTERAÇÕES ORAIS EM SALA DE AULA, QUESTIONANDO, SUGERINDO, ARGUMENTANDO E RESPEITANDO OS TURNOS DE FALA;
ESCUTAR COM ATENÇÃO TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS.
ANÁLISE LINGUÍSTICA: DISCURSIVIDADE, TEXTUALIDADE E NORMATIVIDADE
SABER PROCURAR NO DICIONÁRIO A GRAFIA CORRETA DAS PALAVRAS;
IDENTIFICAR E FAZER USO DE LETRA MAIÚSCULA E MINÚSCULA NOS TEXTOS PRODUZIDOS, SEGUNDO CONVENÇÕES;
PONTUAR O TEXTO.
SABER PROCURAR NO DICIONÁRIO A GRAFIA CORRETA DAS PALAVRAS;
IDENTIFICAR E FAZER USO DE LETRA MAIÚSCULA E MINÚSCULA NOS TEXTOS PRODUZIDOS, SEGUNDO CONVENÇÕES;
PONTUAR O TEXTO.
ANÁLISE LINGUÍSTICA: APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA
PERCEBER QUE PALAVRAS DIFERENTES VARIAM QUANTO AO NÚMERO, REPERTÓTIO E ORDEM DE LETRAS;
SEGMENTAR ORALMENTE AS SÍLABAS DE PALAVRAS E COMPARAR AS PALAVRAS QUANTO AO TAMANHO;
IDENTIFICAR SEMELHANÇAS SONORAS EM SÍLABAS.
PERCEBER QUE PALAVRAS DIFERENTES VARIAM QUANTO AO NÚMERO, REPERTÓTIO E ORDEM DE LETRAS;
SEGMENTAR ORALMENTE AS SÍLABAS DE PALAVRAS E COMPARAR AS PALAVRAS QUANTO AO TAMANHO;
IDENTIFICAR SEMELHANÇAS SONORAS EM SÍLABAS.
POEMA VISUAL
ALGUNS ALUNOS FALARAM QUE NÃO ERA TEAXTO PORQUE TINHA VÁRIOS DESENHOS, QUANDO FOI ENTREGUE PARA LEITURA.
ALGUNS ALUNOS FALARAM QUE NÃO ERA TEAXTO PORQUE TINHA VÁRIOS DESENHOS, QUANDO FOI ENTREGUE PARA LEITURA.
LEIA O TEXTO COM A AJUDA DO PROFESSOR.
JUSSARA BRASIL E RONALD CLAVER. (TEXTO INÉDITO).
INTERPRETAÇÃO ORAL
1-O QUE HÁ DE DIFERENTE, NA ESCRITA DAS PALAVRAS DO TEXTO QUE VOCÊ LEU?
2-QUAL É O SIGNIFICADO DA PALAVRA GATO NA PRIMEIRA FRASE? E NA SEGUNDA?
1-O QUE HÁ DE DIFERENTE, NA ESCRITA DAS PALAVRAS DO TEXTO QUE VOCÊ LEU?
2-QUAL É O SIGNIFICADO DA PALAVRA GATO NA PRIMEIRA FRASE? E NA SEGUNDA?
O GATO GOSTA DE
LUA.
MEU IRMÃO É UM
GATO.
3-O QUE QUER DIZER GATÍSSIMO?
3-O QUE QUER DIZER GATÍSSIMO?
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1-DE
QUE O GATO GOSTA?
2-O
POEMA FOI ESCRITO POR DOIS ESCRITORES. QUAL É O NOME DELES?
3-ENCONTRE
NO TEXTO UMA PALKAVRA QUE TERMINE COMO A PALAVRA COLO.
4-QUAL
É O SOM DA SÍLABA LO NESSA PALAVRA?
5-DESCUBRA,
NO TEXTO:
UMA PALAVRA COM
TRÊS LETRAS.
A PALAVRA QUE TEM
NOVE LETRAS.
TEXTO INFORMATIVO
MIAUUUUU
AMADOS
POR UNS, ODIADOS POR OUTROS, OS GATOS SÃO ANIMAIS BRINCALHÕES, QUE SABEM
CONQUISTAR SEUS DONOS.
O
GATO COMEÇOU A SER CRIADO PELAS PESSOAS HÁ APROXIMADAMENTE 9 MIL ANOS. AO LONGO
DOS TEMPOS, O RELACIONAMENTO DOS GATOS DOMÉSTICOS COM AS PESSOAS TEM VARIADO
MUITO. HOUVE UM TEMPO EM QUE ERAM CONSIDERADOS ANIMAIS SAGRADOS. EM OUTRA
ÉPOCA, FORAM PERSEGUIDOS E CONDENADOS COMO AGENTES DO DEMÔNIO (VÊM DAÍ AS
HISTÓRIAS DE GATOS DE BRUXAS E DE CRENÇA DE QUE GATO PRETO DÁ AZAR).
TEMPOS
DEPOIS, OS GATOS FORAM NOVAMENTE ACOLHIDOS PELAS PESSOAS, PRINCIPALMENTE PELA
HABILIDADE DE CAÇAR RATOS EM AMBIENTES DOMÉSTICOS E A BORDO DE NAVIOS.
MAS,
TOME CUIDADO! NÃO É BOM QUE O GATO SAIA POR AÍ COMENDO RATOS. OS RATOS
TRANSMITEM, AOS GATOS, UMA DOENÇA CHAMADA TOXOPLASMOSE. OS GATOS PODEM ACABAR
PASSANDO A DOENÇA PARA AS PESSOAS. ESSA DOENÇA PODE SER TRANSMITIDA DE
DIFERENTES FORMAS E, EM CASOS RAROS, PODE LEVAR À MORTE.
AS
DICAS PARA EVITAR A TOXOPLASMOSE SÃO:
CUIDAR BEM DA LIMPEZA E DA VACINAÇÃO DOS GATOS;
LAVAR BEM AS MÃOS DEPOIS DE BRINCAR COM GATOS E OUTROS ANIMAIS;
NÃO BEIJAR O GATO NEM DORMIR COM ELE;
LAVAR BEM FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES, E PROTEGER OS ALIMENTOS DE INSETOS;
NÃO COMER CARNES CRUAS OU MALPASSADAS;
LAVAR BEM AS MÃOS DEPOIS DE PEGAR EM CARNES CRUAS OU MALPASSADAS.
CUIDAR BEM DA LIMPEZA E DA VACINAÇÃO DOS GATOS;
LAVAR BEM AS MÃOS DEPOIS DE BRINCAR COM GATOS E OUTROS ANIMAIS;
NÃO BEIJAR O GATO NEM DORMIR COM ELE;
LAVAR BEM FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES, E PROTEGER OS ALIMENTOS DE INSETOS;
NÃO COMER CARNES CRUAS OU MALPASSADAS;
LAVAR BEM AS MÃOS DEPOIS DE PEGAR EM CARNES CRUAS OU MALPASSADAS.
BASEADO NA REVISTA ZÁ, ANO II, N. 17.
INTERPRETAÇÃO
ORAL
1-OS GATOS SEMPRE FORAM AMADOS PELAS PESSOAS? POR
QUÊ?
2-QUE TIPOS DE CUIDADOS É PRECISO TER COM OS
GATOS?
3-OS GATOS PODEM TRANSMITIR UMA DOENÇA CHAMADA
TOXOPLASMOSE.
É POSSÍVEL EVITAR A TOXOPLASMOSE? COMO?
INTERPRETAÇÃO
DO TEXTO
1-DÊ SUA OPINIÃO: VOCÊ GOSTA DE GATOS?
2-OLHE OS DESENHOS, COM ATENÇÃO, E RESPONDA:
3-ESCREVA O NOME DA REVISTA DE ONDE FOI RETIRADO O
TEXTO.
O MENINO ESTÁ PROTEGENDO SEU ALIMENTO DE UMA
FORMA CORRETA?
DOIS DESENHOS APARECEM MARCADOS COM UM X. POR
QUE ISSO ACONTECE?
O GATO DA PRIMEIRA ILUSTRAÇÃO GOSTA DE BANHO?
4-MARQUE A RESPOSTA CERTA.
O TEXTO QUE SEU PROFESSOR LEU:
( ) CONTA A HISTÓRIA DE UM GATO.
( ) TRAZ INFORMAÇÕES SOBRE GATOS.
( ) CONTA A HISTÓRIA DE UM GATO.
( ) TRAZ INFORMAÇÕES SOBRE GATOS.
5-DESCUBRA A ORDEM CERTA DAS PALAVRAS E ESCREVA A FRASE:
O – PODE – TRANSMITIR – GATO – DOENÇAS.
TEXTO DESCRITIVO
O ALUNO ESCOLHE UM ADESIVO DE
GATO OU CACHORRO APRESENTADO PELA PROFESSORA. OBSERVAR AS CARACTERÍSTICAS DO
ANIMAL.
ESCREVA, COMO SOUBER, UM TEXTO
FALANDO SOBRE O ANIMAL QUE VOCÊS ESCOLHERAM: A COR, O TAMANHO, O PÊLO, O JEITO
QUE VOCÊS ACHAM QUE ELE É.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÃO