domingo, 20 de outubro de 2013

Aula de gêneros textuais - Profª Sônia

GÊNEROS TEXTUAIS VARIADOS
PROFESSORA: SÔNIA DOS SANTOS SILVA                 3º ANO
DATA: 30/09 A 02/10/2013

EIXOS A SEREM TRABALHADOS:

LEITURA
LER TEXTOS  COM AUTONOMIA;
COMPREENDER TEXTOS LIDOS POR OUTRAS PESSOAS, DE DIFERENTES GÊNERO
COM DIFERENTES PROPÓSITOS;
RECONHECER FINALIDADES DE TEXTOS LIDOS PELO PROFERSSOR;
LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS;

PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS
PLANEJAR A ESCRITA DE TEXTOS CONSIDERANDO O CONTEXTO DE PRODUÇÃO, COM AJUDA DE UM ESCRIBA;
PRODUZIR TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS, ATENDENDO A DIFERENTES FINALIDADES, POR MEIO DA ATIVIDADE DE UM ESCRIBA;
PONTUAR OS TEXTOS, FAVORECENDO A COMPREENSÃO DO LEITOR;

ORALIDADE
PARTICIPAR DE INTERAÇÕES ORAIS EM SALA DE AULA, QUESTIONANDO, SUGERINDO, ARGUMENTANDO E RESPEITANDO OS TURNOS DE FALA;
ESCUTAR COM ATENÇÃO TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS.

ANÁLISE LINGUÍSTICA: DISCURSIVIDADE, TEXTUALIDADE E NORMATIVIDADE
SABER PROCURAR NO DICIONÁRIO A GRAFIA CORRETA DAS PALAVRAS;
IDENTIFICAR E FAZER USO DE LETRA MAIÚSCULA E MINÚSCULA NOS TEXTOS PRODUZIDOS, SEGUNDO CONVENÇÕES;
PONTUAR O TEXTO.

ANÁLISE LINGUÍSTICA: APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA
PERCEBER QUE PALAVRAS DIFERENTES VARIAM QUANTO AO NÚMERO, REPERTÓTIO E ORDEM DE LETRAS;
SEGMENTAR ORALMENTE AS SÍLABAS DE PALAVRAS E COMPARAR AS PALAVRAS QUANTO AO TAMANHO;
IDENTIFICAR SEMELHANÇAS SONORAS EM SÍLABAS.

POEMA VISUAL
ALGUNS ALUNOS FALARAM QUE NÃO ERA TEAXTO PORQUE TINHA VÁRIOS DESENHOS, QUANDO FOI ENTREGUE PARA LEITURA.


LEIA O TEXTO COM A AJUDA DO PROFESSOR.

                                                           JUSSARA BRASIL E RONALD CLAVER. (TEXTO INÉDITO).

INTERPRETAÇÃO ORAL
1-O QUE HÁ DE DIFERENTE, NA ESCRITA DAS PALAVRAS DO TEXTO QUE VOCÊ LEU?
2-QUAL É O SIGNIFICADO DA PALAVRA GATO NA PRIMEIRA FRASE? E NA SEGUNDA?
O GATO GOSTA DE LUA.
MEU IRMÃO É UM GATO.
3-O QUE QUER DIZER GATÍSSIMO?

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1-DE QUE O GATO GOSTA?
2-O POEMA FOI ESCRITO POR DOIS ESCRITORES. QUAL É O NOME DELES?
3-ENCONTRE NO TEXTO UMA PALKAVRA QUE TERMINE COMO A PALAVRA COLO.
4-QUAL É O SOM DA SÍLABA LO NESSA PALAVRA?
5-DESCUBRA, NO TEXTO:
UMA PALAVRA COM TRÊS LETRAS.
A PALAVRA QUE TEM NOVE LETRAS.

TEXTO INFORMATIVO
MIAUUUUU
                AMADOS POR UNS, ODIADOS POR OUTROS, OS GATOS SÃO ANIMAIS BRINCALHÕES, QUE SABEM CONQUISTAR SEUS DONOS.
                O GATO COMEÇOU A SER CRIADO PELAS PESSOAS HÁ APROXIMADAMENTE 9 MIL ANOS. AO LONGO DOS TEMPOS, O RELACIONAMENTO DOS GATOS DOMÉSTICOS COM AS PESSOAS TEM VARIADO MUITO. HOUVE UM TEMPO EM QUE ERAM CONSIDERADOS ANIMAIS SAGRADOS. EM OUTRA ÉPOCA, FORAM PERSEGUIDOS E CONDENADOS COMO AGENTES DO DEMÔNIO (VÊM DAÍ AS HISTÓRIAS DE GATOS DE BRUXAS E DE CRENÇA DE QUE GATO PRETO DÁ AZAR).
                TEMPOS DEPOIS, OS GATOS FORAM NOVAMENTE ACOLHIDOS PELAS PESSOAS, PRINCIPALMENTE PELA HABILIDADE DE CAÇAR RATOS EM AMBIENTES DOMÉSTICOS E A BORDO DE NAVIOS.
                MAS, TOME CUIDADO! NÃO É BOM QUE O GATO SAIA POR AÍ COMENDO RATOS. OS RATOS TRANSMITEM, AOS GATOS, UMA DOENÇA CHAMADA TOXOPLASMOSE. OS GATOS PODEM ACABAR PASSANDO A DOENÇA PARA AS PESSOAS. ESSA DOENÇA PODE SER TRANSMITIDA DE DIFERENTES FORMAS E, EM CASOS RAROS, PODE LEVAR À MORTE.
                AS DICAS PARA EVITAR A TOXOPLASMOSE SÃO:
CUIDAR BEM DA LIMPEZA E DA VACINAÇÃO DOS GATOS;
LAVAR BEM AS MÃOS DEPOIS DE BRINCAR COM GATOS E OUTROS ANIMAIS;
NÃO BEIJAR O GATO NEM DORMIR COM ELE;
LAVAR BEM FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES, E PROTEGER OS ALIMENTOS DE INSETOS;
NÃO COMER CARNES CRUAS OU MALPASSADAS;
LAVAR BEM AS MÃOS DEPOIS DE PEGAR EM CARNES CRUAS OU MALPASSADAS.

                                                       BASEADO NA REVISTA ZÁ, ANO II, N. 17.


INTERPRETAÇÃO ORAL
1-OS GATOS SEMPRE FORAM AMADOS PELAS PESSOAS? POR QUÊ?
2-QUE TIPOS DE CUIDADOS É PRECISO TER COM OS GATOS?
3-OS GATOS PODEM TRANSMITIR UMA DOENÇA CHAMADA TOXOPLASMOSE.
É POSSÍVEL EVITAR A TOXOPLASMOSE? COMO?

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1-DÊ SUA OPINIÃO: VOCÊ GOSTA DE GATOS?
2-OLHE OS DESENHOS, COM ATENÇÃO, E RESPONDA:
3-ESCREVA O NOME DA REVISTA DE ONDE FOI RETIRADO O TEXTO.
 
O MENINO ESTÁ PROTEGENDO SEU ALIMENTO DE UMA FORMA CORRETA?
DOIS DESENHOS APARECEM MARCADOS COM UM X. POR QUE ISSO ACONTECE?
O GATO DA PRIMEIRA ILUSTRAÇÃO GOSTA DE BANHO?

4-MARQUE A RESPOSTA CERTA.
O TEXTO QUE SEU PROFESSOR LEU:
(  ) CONTA A HISTÓRIA DE UM GATO.
(  ) TRAZ INFORMAÇÕES SOBRE GATOS. 

5-DESCUBRA A ORDEM CERTA DAS PALAVRAS E ESCREVA A FRASE:
O – PODE – TRANSMITIR – GATO – DOENÇAS.

TEXTO DESCRITIVO
O ALUNO ESCOLHE UM ADESIVO DE GATO OU CACHORRO APRESENTADO PELA PROFESSORA. OBSERVAR AS CARACTERÍSTICAS DO ANIMAL.
ESCREVA, COMO SOUBER, UM TEXTO FALANDO SOBRE O ANIMAL QUE VOCÊS ESCOLHERAM: A COR, O TAMANHO, O PÊLO, O JEITO QUE VOCÊS ACHAM QUE ELE É.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÃO