domingo, 20 de outubro de 2013

Sequência Didática "Lobo Mau" - Professora Fernanda

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Cantiga: Lobo mau.
Turma: 2° ano
Professora- Fernanda
Escola Municipal Maria Eugênia Naves
Leitura deleite:- Mamãe é um lobo.
                        -Chapeuzinho vermelho.

EIXO: LEITURA
Direitos de aprendizagem:
Ler textos com autonomia;
Reconhecer finalidades de texto lido pelo professor ou pelas crianças;
Ler em voz alta com fluência em diferentes situações;
Realizar inferências em textos de diferentes gêneros;
Interpretar frases e expressões em textos de diferentes gêneros;
Distinguir como leitor diferentes tipos de letra.

Organizar a sala para leitura do texto deixando os alunos bem à vontade.
Explique que é uma música e que é formada de versos e estrofes.
O cartaz é um suporte.
Ler o texto e trabalha as questões de compreensão oralmente.

a)Você já ouviu essa música?
b)O que te faz lembrar essa música?
c)Você tem medo de lobo?
c)O que você faria se encontrasse com um lobo?
d)A que petisco o lobo mau se refere?


EIXO: APROPRIAÇÃO  DO SISTEMA  DE  ESCRITA
Direitos de aprendizagem:
Diferenciar letras de números e outros símbolos;
Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
Perceber que palavras diferentes variam, quanto ao número, repertório e ordem de letras;
Identificar semelhanças sonoras em sílabas e rimas.

Mostre os cartazes com letra cursiva, de imprensa maiúscula e minúscula.
Leia a música pausadamente, passando a régua nas palavras, pedir a um aluno que repita o processo.
Repita a leitura várias vezes e cante a música.
Mostrar que a leitura é feita da esquerda para direita e de cima para baixo.
Peça para que identifiquem a primeira e a última letra de cada verso.
Colorir de vermelho a primeira palavra de cada linha, e de azul a última palavra.
Pedir para os alunos copiarem no caderno a música.
Leve o aluno a perceber que após cada espaço temos uma nova palavra.
Contar quantos versos e quantas estrofes.
Peça para que os alunos contem o número de palavras encontradas na primeira linha.
Propor a contagem do número de letras que compõe cada palavra.
Questionar: Nesse texto tem alguma palavra repetida?
Mostrar que existem palavras representadas por poucas letras (a, o, é, as, um).
Distribua o texto com frases da música emendadas.
Cada aluno deve organizar a frase corretamente (com os espaçamentos entre as palavras) use o lápis de cor verde.
 
Contar quantas palavras tem a música.



EIXO: AQUISIÇÃO DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA.

Direitos de aprendizagem:

Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras;
Identificar ao ouvir uma palavra, o número de sílabas;
Identificar sons de sílabas, sílaba final, rimas, terminações de palavras;
Identificar sons de sílabas medianas, separando em sílaba;
Ler palavras;
Compreender a natureza alfabética e o sistema de escrita;
Ler ajustando a pauta sonora ao escrito;
Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler e escrever palavras e pequenos textos.

Separar as palavras de acordo com o número de sílabas.
1 sílaba
2 sílabas
3 sílabas
4 sílabas





















Separar e contar as sílabas;
Separar e contar as letras;
Grifar/ colorir as palavras destacando as rimas: mau/ mingau;
Pedir para os alunos dizerem o que essas palavras têm em comum;Escrever no quadro outra palavra da música e fazer uma rima;
 
Ditado.

Mude as sílabas de lugar e forme outras palavras.
gola- lago
goma-
maca-
tapa-
lobo-
lama-
paca-

Texto fatiado:
Organizar o texto dividindo-o em tópicos e parágrafos, versos e estrofes.
Gerar e organizar o conteúdo textual estruturando os períodos e utilizando recursos coesivos para articular ideias e fatos.

EIXO: ORALIDADE
Direitos de aprendizagem:
Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala;
Planejar textos orais em situações públicas: exposição oral, debate, contação de histórias;
 
Relacionar fala e escrita tendo em vista a apropriação do sistema de escrita, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais.

Responda oralmente:
a)Você sabe que conto é esse? Como você descobriu isso?
b)Além do título do conto, que outras informações aparecem nessa capa?
c)Que personagem aparece nessa capa?

Agora, observe a tela.

Responda oralmente:
a)Existe semelhança entre a menina da tela e a que aparece na capa do livro: Chapeuzinho vermelho
b)Existem semelhanças entre os lugares que elas aparecem
c)Na sua opinião, a menina da tela está indo para a casa da avó ou voltando? Por quê?

EIXO: ANÁLISE LINGUÍSTICA: DISCURSIVIDADE, TEXTUALIDADE, NORMATIVA.
Direitos de aprendizagem:
Analisar a adequação de um texto aos interlocutores e a formalidade do contexto a qual se destina;
Diferenciar os diversos gêneros literários, tendo em vista suas finalidades;
Localizar informações explícitas;
 
Interpretação de informações implícitas em textos.


Intepretação escrita.
Complete

O_______________vive em ________________bastante_____________.

Quem é o chefe da alcateia?

Sua visão é mais precisa durante:
(   ) à tarde
(   ) á noite
(   ) o dia

Como o lobo corre?





Um comentário:

  1. A professora relatou que foi um sucesso. Parabéns Fernanda, e que outras professoras possam usar do seu trabalho para fazerem sucesso em suas salas também.
    Abraços! Lílian

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÃO