domingo, 20 de outubro de 2013

Plano de aula para baixo desempenho - Profª Berenice

PLANO DE AULA SOBRE O SISTEMA DE ESCTRITA ALFABÉTICA PRIORIZANDO OS ALUNOS DE BAIXO DESEMPENHO

TURMA: 2° Ano de Escolaridade                                
TURNO: Vespertino
DATA: 23/09/2013
ESCOLA: Escola Municipal Manoel Ferreira da Cunha
PROFESSORA: Berenice Delorme Marques Silva

CONTEÚDO:
Língua Portuguesa

EIXOS A SEREM TRABALHADOS:
Letras. Sílabas. Palavras. Escrita, identificação de sons e interpretação de letras, sílabas e palavras. Jogo: Dado Sonoro.

CAPACIDADES:
- Compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras;
- Perceber que palavras diferentes possuem partes sonoras iguais;
- Identificar a sílaba como unidade fonológica;
- Identificar a sílaba como unidade das palavras orais;
- Comparar palavras quanto às semelhanças sonoras;
- Desenvolver a consciência fonológica por meio da exploração dos sons iniciais das palavras;
- Comparar palavras quanto às semelhanças sonoras.
 - Interpretação de letras, sílabas e palavras com mesmo som inicial.

 DESENVOLVIMENTO:

1 – Leia a palavra do quadro e responda:

CAMELO
 
a-Quantas letras tem a palavra?   _________________
b-Qual é a primeira letra? ___________________
c-Qual é a última letra? ________________
d-Quantas sílabas tem a palavra? ____________________
e-Qual é a primeira sílaba? ___________________
f-Qual é a última sílaba? ________________
g-Qual é a sílaba do meio?_________________


2 – Escreva outras palavras que tenham as sílabas:

CA



ME



LO




3 – Circule seis palavras no caça-palavras.
C
A
N
Á
R
I
O
A
B
C
E
G
C
A
M
E
L
O
D
A
H
C
A
B
R
I
T
O
F
B
M
C
A
S
C
A
V
E
L
R
C
A
C
H
O
R
R
O
C
A


4 – Dado Sonoro
Meta do Jogo: Ganha quem, ao final, tiver mais fichas.
Jogadores: 4
Componentes:
- 1 dado de oito lados.
- 1 cartel como 8 figuras de animais numeradas.
- 24 fichas com figuras e palavras (para cada figura da cartela há 3 fichas de figuras/palavras que se iniciam com a mesma sílaba das figuras/palavras apresentadas na cartela).
Regras:
- A cartela com as figuras numeradas deve estar à vista dos jogadores durante todo o jogo.
- Espalham-se as fichas sobre a mesa, com as frases voltadas para cima.
- Os jogadores decidem quem deve iniciar a partida.
- O primeiro jogador inicia a partida lançando o dado e verificando qual é a figura na cartela que corresponde ao número sorteado.
- O jogador deverá escolher uma figura cujo nome comece com a mesma sílaba da figura indicada na cartela.
- Escolhida a ficha, o jogador pega-a para si. O próximo participante joga o dado e repete o mesmo procedimento.
- A cada ficha encontrada o jogador ganha um ponto. Se pegar a ficha errada os demais jogadores que perceberem denunciam e passa-se a vez.
- Se um outro participante jogar o dado e o número deste for referente a uma figura para a qual não há mais fichas, passe-se a vez para o jogador seguinte.
- Cada jogador só poderá pegar uma ficha por vez.
Ao final, ganha o jogo quem conseguir um maior número de fichas.

Repertório de palavras usadas no jogo:
Cartela com figura de animais:
BALEIA – CAVALO – GATO – PAVÃO – VACA – TATU – FOCA – DINOSSAURO.

Figuras do jogo:

PALHAÇO – PARAFUSO – PALITO – BALÃO – BACIA – BATEDEIRA – CADEADO – CADEIRA – CADERNO- GAVETA – GARRAFA – GALINHA – VACINA – VASSOURA – VARINHA – TALHER – TÁBUA – TAPETE -FOLHA – FOGUEIRA – FOTOGRAFIA – DIAMANTE – DINHEIRO – DINAMITE.






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