PLANO DE AULA SOBRE O
SISTEMA DE ESCTRITA ALFABÉTICA PRIORIZANDO OS ALUNOS DE BAIXO DESEMPENHO
TURMA: 2° Ano de Escolaridade
TURNO: Vespertino
DATA: 23/09/2013
ESCOLA: Escola Municipal Manoel Ferreira da
Cunha
PROFESSORA: Berenice Delorme Marques Silva
CONTEÚDO:
Língua Portuguesa
EIXOS A SEREM
TRABALHADOS:
Letras. Sílabas. Palavras. Escrita, identificação de sons e interpretação
de letras, sílabas e palavras. Jogo: Dado Sonoro.
CAPACIDADES:
- Compreender que as palavras são compostas por unidades
sonoras;
- Perceber que palavras diferentes possuem partes sonoras
iguais;
- Identificar a sílaba como unidade fonológica;
- Identificar a sílaba como unidade das palavras orais;
- Comparar palavras quanto às semelhanças sonoras;
- Desenvolver a consciência fonológica por meio da exploração
dos sons iniciais das palavras;
- Comparar palavras quanto às semelhanças sonoras.
- Interpretação de
letras, sílabas e palavras com mesmo som inicial.
DESENVOLVIMENTO:
1 – Leia a palavra do quadro e responda:
CAMELO
|
a-Quantas
letras tem a palavra? _________________
b-Qual
é a primeira letra? ___________________
c-Qual
é a última letra? ________________
d-Quantas
sílabas tem a palavra? ____________________
e-Qual
é a primeira sílaba? ___________________
f-Qual
é a última sílaba? ________________
g-Qual
é a sílaba do meio?_________________
2 – Escreva outras palavras que tenham as sílabas:
CA
|
|
ME
|
|
LO
|
3 – Circule seis palavras no caça-palavras.
C
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A
|
N
|
Á
|
R
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I
|
O
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A
|
B
|
C
|
E
|
G
|
C
|
A
|
M
|
E
|
L
|
O
|
D
|
A
|
H
|
C
|
A
|
B
|
R
|
I
|
T
|
O
|
F
|
B
|
M
|
C
|
A
|
S
|
C
|
A
|
V
|
E
|
L
|
R
|
C
|
A
|
C
|
H
|
O
|
R
|
R
|
O
|
C
|
A
|
4 – Dado Sonoro
Meta do Jogo: Ganha quem, ao final, tiver mais fichas.
Jogadores: 4
Componentes:
- 1 dado de oito lados.
- 1 cartel como 8 figuras de animais numeradas.
- 24 fichas com figuras e palavras (para cada figura da
cartela há 3 fichas de figuras/palavras que se iniciam com a mesma sílaba das
figuras/palavras apresentadas na cartela).
Regras:
- A cartela com as figuras numeradas deve estar à vista dos
jogadores durante todo o jogo.
- Espalham-se as fichas sobre a mesa, com as frases voltadas
para cima.
- Os jogadores decidem quem deve iniciar a partida.
- O primeiro jogador inicia a partida lançando o dado e
verificando qual é a figura na cartela que corresponde ao número sorteado.
- O jogador deverá escolher uma figura cujo nome comece com a
mesma sílaba da figura indicada na cartela.
- Escolhida a ficha, o jogador pega-a para si. O próximo
participante joga o dado e repete o mesmo procedimento.
- A cada ficha encontrada o jogador ganha um ponto. Se pegar
a ficha errada os demais jogadores que perceberem denunciam e passa-se a vez.
- Se um outro participante jogar o dado e o número deste for
referente a uma figura para a qual não há mais fichas, passe-se a vez para o
jogador seguinte.
- Cada jogador só poderá pegar uma ficha por vez.
Ao final, ganha o jogo quem conseguir um maior número de
fichas.
Repertório de palavras usadas no jogo:
Cartela com figura de animais:
BALEIA – CAVALO – GATO – PAVÃO – VACA – TATU – FOCA –
DINOSSAURO.
Figuras do jogo:
PALHAÇO – PARAFUSO – PALITO – BALÃO – BACIA – BATEDEIRA –
CADEADO – CADEIRA – CADERNO- GAVETA – GARRAFA – GALINHA – VACINA – VASSOURA –
VARINHA – TALHER – TÁBUA – TAPETE -FOLHA – FOGUEIRA – FOTOGRAFIA – DIAMANTE –
DINHEIRO – DINAMITE.
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