SEQUÊNCIA DIDÁTICA
PRIMAVERA
DATA: 20/09 A 26/09/2013
PROFESSORA: SÔNIA DOS SANTOS 3º ANO DE ESCOLARIDADE
1º PASSO
ARTE
RECONHECER A IMPORTÂNCIA SOCIAL DA ARTE NA SOCIEDADE E NA VIDA DOS INDIVÍDUOS;
VIVENCIAR EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NAS LINGUAGENS DA ARTES VISUAIS;
INTERAGIR COM MATERIAIS, TÉCNICAS, INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS VARIADOS EM ARTES.
RECONHECER A IMPORTÂNCIA SOCIAL DA ARTE NA SOCIEDADE E NA VIDA DOS INDIVÍDUOS;
VIVENCIAR EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NAS LINGUAGENS DA ARTES VISUAIS;
INTERAGIR COM MATERIAIS, TÉCNICAS, INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS VARIADOS EM ARTES.
ORALIDADE
PARTICIPAR DE INTERAÇÕES ORAIS EM SALA DE AULA, QUESTIONANDO,SUGERINDO, ARGUMENTANDO E RESPEITANDO OS TURNOS DE FALA;
VALORIZAR OS TEXTOS DE TRADIÇÃO ORAL, RECONHECENDO-OS COMO MANIFESTAÇÕES CULTURAIS.
PARTICIPAR DE INTERAÇÕES ORAIS EM SALA DE AULA, QUESTIONANDO,SUGERINDO, ARGUMENTANDO E RESPEITANDO OS TURNOS DE FALA;
VALORIZAR OS TEXTOS DE TRADIÇÃO ORAL, RECONHECENDO-OS COMO MANIFESTAÇÕES CULTURAIS.
PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS
PRODUZ TEXTOS (FRASES) COM AUTONOMIA OU POR MEIO DA ATIVIDADE DE UM ESCRIBA;
PONTUA OS TEXTOS (FRASES);
REVISA OS TEXTOS (FRASES) DURANTE O PROCESSO DE ESCRITA;
CONVERSA SOBRE O DIA DA ÁRVORE, A DEVASTAÇÃO DAS FLORESTAS.
PRODUZ TEXTOS (FRASES) COM AUTONOMIA OU POR MEIO DA ATIVIDADE DE UM ESCRIBA;
PONTUA OS TEXTOS (FRASES);
REVISA OS TEXTOS (FRASES) DURANTE O PROCESSO DE ESCRITA;
CONVERSA SOBRE O DIA DA ÁRVORE, A DEVASTAÇÃO DAS FLORESTAS.
CONVERSA INICIAL SOBRE A
PRIMAVERA:
A
PRIMARERA É A ESTAÇÃO DO ANO QUE VEM LOGO APÓS O INVERNO E ANTES DO VERÃO. ELA
É ASSOCIADA AO REFLORESCIMENTO DA FLORA, TEM INÍCIO EM 21 DE SETEMBRO E TERMINA
EM 21 DE DEZEMBRO.
APRIMAVERA
É A ÉPOCA DO NASCIMENTO DA MAIORIA DAS ESPÉCIES NA NATUREZA.
AO
PESQUISAR AS OBRAS DE ARTE ATRAVÉS DOS SÉCULOS, PODEMOS NOTAR QUE MUITOS
ARTISTAS RETRATAM FLORES. NO SÉCULO XIX, OS GIRASSÓIS TORNARAM-SE MUITO
POPULARES E QUANDO SE FALA EM OBRA DE ARTE COM GIRASSÓIS, A MAIORIA DAS PESSOAS
LEMBRA IMEDIATAMENTE DAS VÁRIAS OBRAS PINTADAS POR VINCENT VAN GOGH.
APRESENTAÇÃO AOS ALUNOS DE VÁRIAS
OBRAS DE ARTE QUE RETRATEM UMA FLOR, OS GIRASSÓIS, E COMO ELA É RETRATADA POR
DIFERENTES ARTISTAS.
PEDIR AOS ALUNOS QUE FAÇAM SUAS
PRÓPRIAS OBRAS DE ARTE, COM DIFERENTES
TÉCNICAS E MATERIAIS ( RELEITURA).
CARTÃO COM FLORES
MATERIAL: FOLHAS XAMEX BRANCO E
VERDE, CAMURÇA VERMELHA, COLA BRANCA, RETALHOS DE EVA DE VÁRIAS CORES, CORTADOR
DE FLORES, COLA GLITER VERMELHO E AZUL, TESOURA E RÉGUA.
MODO DE FAZER: FAZER UM CARTÃO
COM O PAPEL BRANCO, COLE UM RETÂNGULO DO PAPEL
VERDE NA PARTE DA FRENTE DO CARTÃO. COLE O VASO FEITO DE PAPEL CAMURÇA.
EM SEGUIDA COLE VÁRIAS FLOREA DE EVA, FAZENDO UM ARRANJO SOBRE O VASO. FINALIZE
COM A COLA GLITER.
OS ALUNOS DEVERÃO PRODUZIR FRASES
PARA ESCREVER DENTRO DO CARTÃO E FAZER UM DESENHO.
RELEITURA: OS GIRASSÓIS DE VAN
GOGH, 1998
MATERIAL: FOLHAS BRANCAS, GUACHE
AMARELO, VERMELHO, AZUL E VERDE, PINCEL, LÁPIS DE COR, RETALHOS DE EVA,
TAMPINHAS DE GARRAFA PET E COLA QUENTE.
MODO DE FAZER: RECORTE UM
GIRASSOL EM EVA E COLE UMA TAMPINHA DE GARRAFA PET. FAÇA UM CÍRCULO EM EVA
(MIOLO) E COLE EM OUTRA TAMPINHA. PASSE TINTA AMARELA NO CARIMBO GIRASSOL E VÁ
CARIMBANDO, ESPERE SECAR E CARIMBE OS MIOLOS. PINTE O VASO DE AZUL OU VERDE E
USE LÁPIS DE COR MARROM PARA PINTAR O APOIO DO VASO.
2º PASSO
LEITURA
LER TEXTOS (TRADIÇÃO ORAL) COM AUTONOMIA;
LER EM VOZ ALTA, COM FLUÊNCIA, EM DIFERENTES SITUAÇÕES;
ANTECIPAR SENTIDOS E ATIVAR CONHECIMENTOS PRÉVIOS RELATIVOS AOS TEXTOS A SEREM LIDOS PELO PROFESSOR OU PELAS CRIANÇAS.
LER TEXTOS (TRADIÇÃO ORAL) COM AUTONOMIA;
LER EM VOZ ALTA, COM FLUÊNCIA, EM DIFERENTES SITUAÇÕES;
ANTECIPAR SENTIDOS E ATIVAR CONHECIMENTOS PRÉVIOS RELATIVOS AOS TEXTOS A SEREM LIDOS PELO PROFESSOR OU PELAS CRIANÇAS.
ORALIDADE
PARTICIPAR DE INTERAÇÕES ORAIS EM SALA DE AULA, QUESTIONANDO,SUGERINDO, ARGUMENTANDO E RESPEITANDO OS TURNOS DE FALA;
VALORIZAR OS TEXTOS DE TRADIÇÃO ORAL, RECONHECENDO-OS COMO MANIFESTAÇÕES CULTURAIS.
PARTICIPAR DE INTERAÇÕES ORAIS EM SALA DE AULA, QUESTIONANDO,SUGERINDO, ARGUMENTANDO E RESPEITANDO OS TURNOS DE FALA;
VALORIZAR OS TEXTOS DE TRADIÇÃO ORAL, RECONHECENDO-OS COMO MANIFESTAÇÕES CULTURAIS.
LEITURA FEITA PELO PROFESSOR E
LEITURA COLETIVA DO CARTAZ.
TRAVA-LÍNGUA
A PRIMA DA VERA DISSE
QUE ERA A PRIMAVERA.
A PRIMAVERA DISSE QUE
NÃO É PRIMA DA VERA.
ATÉ HOJE EU NÃO SEI,
NÃO DESCOBRI
SE A PRIMA DA VERA É
A PRIMAVERA.
E NEM SE A PRIMAVERA
É PRIMA DA VERA.
QUE DÚVIDA??? QUEM
DUVIDA???
LÚCIA ENEIDA
INTERPRETAÇÃO ORAL
QUAL A ESTAÇÃO DO ANO QUE APARECE NO TEXTO?
QUAL O NOME DA PESSOA QUE APARECE NO TEXTO?
VOCÊ ACHA QUE A PRIMAVERA É MESMO PRIMA DA VERA?
POR QUÊ?
3º PASSO
ANÁLISE LINGUÍSTICA: APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
ALFABÉTICA
PERCEBER QUE PALAVRAS DIFERENTES VARIAM QUANTO AO NÚMERO, REPERTÓRIO E ORDEM DE LETRAS;
SEGMENTAR ORALMENTE AS SÍLABAS DE PALAVRAS E COMPARAR AS PALAVRAS QUANTO AO TAMANHO;
LER AJUSTANDO A PAUTA SONORA AO ESCRITO.
LER COLETIVAMENTE O CARTAZ DO TRAVA-LÍNGUA.
CADA ALUNO RECEBE UMA CÓPIA DO TEXTO.
LEIA O TRAVA-LÍNGUA BEM RÁPIDO E SEM TROPEÇAR.
TRAVA-LÍNGUA
A PRIMA DA VERA DISSE
QUE ERA A PRIMAVERA.
A PRIMAVERA DISSE QUE
NÃO É PRIMA DA VERA.
ATÉ HOJE EU NÃO SEI,
NÃO DESCOBRI
SE A PRIMA DA VERA É
A PRIMAVERA.
E NEM SE A PRIMAVERA
É PRIMA DA VERA.
QUE DÚVIDA??? QUEM
DUVIDA???
LÚCIA ENEIDA
ATIVIDADES
CIRCULE A PRIMEIRA E A ÚLTIMA PALAVRA DO TEXTO.
PINTE DE VERMELHO A PALAVRA PRIMAVERA NO TEXTO.
QUANTAS VEZES ELA APARECE?
RETIRE DO TEXTO UMA PALAVRA COM:
A)CINCO LETRAS:
B)QUATRO LETRAS:
C)DUAS SÍLABAS:
D)QUATRO SÍLABAS:
A)CINCO LETRAS:
B)QUATRO LETRAS:
C)DUAS SÍLABAS:
D)QUATRO SÍLABAS:
4º PASSO
ANÁLISE LINGUÍSTICA: DISCURSIVIDADE, TEXTUALIDADE E
NORMATIVIDADE
CONHECER E USAR PALAVRAS OU EXPRESSÕES QUE ESTABELECE A COESÃO COMO MARCAÇÃO DO ESPAÇO;
IDENTIFICAR E FAZER USO DE LETRA MAIÚSCULA NOS TEXTOS.
CONHECER E USAR PALAVRAS OU EXPRESSÕES QUE ESTABELECE A COESÃO COMO MARCAÇÃO DO ESPAÇO;
IDENTIFICAR E FAZER USO DE LETRA MAIÚSCULA NOS TEXTOS.
ANÁLISE LINGUÍSTICA: APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
RECONHECER DIFERENTES TIPOS DE LETRAS EM TEXTOS.
RECONHECER DIFERENTES TIPOS DE LETRAS EM TEXTOS.
ATIVIDADES
LEIA
LEIA
TRAVA-LÍNGUA
APRIMADAVERADISSEQUEERAA
PRIMAVERA.
A PRIMAVERADISSEQUENÃOÉPRIMADAVERA.
ATÉHOJEEUNÃOSEI, NÃODESCOBRI
SEAPRIMADAVERAÉAPRIMAVERA.
ENEMSEAPRIMAVERAÉPRIMADAVERA.
QUEDÚVIDA???QUEMDUVIDA???
LÚCIA ENEIDA
FOI FÁCIL FAZER A LEITURA DO TRAVA-LÍNGUA? POR
QUÊ?
PASSE UM TRAÇO SEPARANDO UMA PALAVRA DA OUTRA.
REESCREVA O POEMA COM LETRA CURSIVA, OBSERVANDO
OS ESPAÇOS DO INÍCIO E FIM DE CADA PALAVRA.
QUANTAS PALAVRAS ESTÃO ESCRITAS?
5º PASSO
ANÁLISE LINGUÍSTICA: DISCURSIVIDADE, TEXTUALIDADE E NORMATIVIDADE
CONHECER E OU USAR PALAVRAS OU EXPRESSÕES QUE RETOMAM COESIVAMENTE O QUE FOI ESCRITO.
CONHECER E OU USAR PALAVRAS OU EXPRESSÕES QUE RETOMAM COESIVAMENTE O QUE FOI ESCRITO.
ATIVIDADES
RECORTE
ASA TIRASE DESCUBRA COMO ARRUMÁ-LAS NA SEQUÊNCIA CORRETA. COLE-AS NO SEU
CADERNO.
LÚCIA ENEIDA
|
SE A PRIMA DA VERA É A PRIMAVERA.
|
A PRIMA DA VERA DISSE QUE ERA A PRIMAVERA.
|
QUE DÚVIDA??? QUEM DUVIDA???
|
ATÉ HOJE EU NÃO SEI, NÃO DESCOBRI
|
A PRIMAVERA DISSE QUE NÃO É PRIMA DA VERA.
|
E NEM SE A PRIMAVERA É PRIMA DA VERA.
|
COMPLETE O TEXTO RECORTANDO AS PALAVRAS ABAIXO, E COLANDO-AS NO LUGAR ADEQUADO.
TRAVA-LÍNGUA
A PRIMA DA ________DISSE
QUE ERA A PRIMAVERA.
A PRIMAVERA DISSE QUE
NÃO É__________ DA VERA.
ATÉ HOJE EU NÃO SEI,
NÃO__________
SE A PRIMA DA VERA É
A_______________.
E NEM SE
A______________ É PRIMA DA VERA.
QUE__________??? QUEM
DUVIDA???
LÚCIA ENEIDA
VERA
|
DÚVIDA
|
PRIMA
|
DESCOBRI
|
PRIMAVERA
|
PRIMAVERA
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÃO